José Francisco de Medeiros, partiu para a casa do Pai, neste 09 de março deixando um exemplar percurso de vida e de serviço à Igreja e à Sociedade ao responder plenamente ao seu chamado laical.
Por: Marcia Signorelli
Para nós, do CNLB, Medeiros foi aquele bom articulador, criador criativo, incentivador, animador e presença enriquecedora em nosso meio. Foi um irmão que não media esforços para estar a serviço do laicato e do Organismo, sempre nos atualizando com textos sobre a identidade, vocação e missão e organização dos cristãos e cristãs leigos e leigas. Compôs uma cartilha contando a história da criação do então CNL, agora CNLB no Regional Leste II, Minas Gerais, do qual participou da sua articulação e criação em 1988 e cuja cartilha foi motivadora para o trabalho de outros Regionais que vinham se articulando.
Quem teve o privilégio de conhecer e conviver com ele diziam: “em todas as atividades que exerceu como articulador, José Francisco Medeiros sempre se mostrou zeloso e dedicado, revelando extremado amor a Cristo e à Igreja e principalmente à sociedade”
No CNLB, teve atuação em várias instâncias: foi secretário da presidência, foi coordenador da Comissão de Formação, sempre presente nos Colegiados e Assembleias; foi vice-presidente e depois presidente do CNLB Arquidiocese de Belo Horizonte. Também foi assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, o Setor Leigos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
Foi através do Movimento de Cursillhos, do qual foi membro e através do qual ajudou a articular e animar os trabalhos do CNLB , que nessa caminhada se fez sinal na sociedade no amplo e difícil mundo da política.
Mineiro da cidade de Arpoá, casado com Lenir Fernandes Guimarães de Medeiros, foi pai exemplar de seis filhos, sendo um já falecido.
Aos 85 anos, em Belo Horizonte, Medeiros faz sua Páscoa, mas continua vivo na caminhada do laicato, nos iluminando com seu legado.
O céu está em festa: Medeiros se encontra também, para nós que acreditamos na Ressurreição, com as cristãs leigas do CNLB que este ano fizeram sua Páscoa, Maria Aparecida Filizolla do Leste I e Maria Balbina, do Sul 1 e que junto/as ajudaram a construir o CNLB.
JOSÉ FRANCISCO MEDEIROS, Presente na caminhada!
* 24/11/1936
+ 09/03/2022