CNLB presença ativa no encontro de preparação para o Jubileu 2025

A atividade aconteceu na Casa Dom Luciano entre os dias 29 e 30 de janeiro deste ano, em preparação para o Ano Santo, com o tema “Peregrinos da Esperança".

Cerca de 280 pessoas entre cristãos leigos e leigas, vida religiosa consagrada e ministros ordenados reuniram-se para participar do encontro preparando o Jubileu 2025, promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A atividade aconteceu na Casa Dom Luciano entre os dias 29 e 30 de janeiro deste ano, em preparação para o Ano Santo, Jubileu 2025, com o tema “Peregrinos da Esperança”.

A presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), Sônia Gomes, esteve em uma das mesas de reflexão com representantes dos Organismos do Povo de Deus (CNLB, CNBB, CRB, CNP, CND e CNISB) para apresentar quais as perspectivas do Laicato para o Jubileu da Esperança. “Falei sobre a coincidência deste jubileu com o Jubileu dos 50 anos do CNLB e que estamos no mesmo itinerário de Peregrinos e Peregrinas da Esperança, sempre com o olhar fixo em Jesus e nos pobres que são os preferidos dEle. Porém, não podemos fazer um jubileu para categorias sem olhar a quantidade de cristãos leigos e leigas que estão nas diversas pastorais, movimentos e serviços, ou até mesmo que se afastaram porque perderam o encantamento e a esperança de estar ali, pois precisamos cuidar deles”, enfatizou Sônia.

A atividade contou com a facilitação e assessoria do Pró-Prefeito do Dicastério para Evangelização no Vaticano, Dom Rino Fisichella que também é coordenador do Jubileu de 2025.

Dom Rino compartilhou riquíssimas reflexões sobre o significado do Jubileu, além disso detalhou os preparativos e a organização do evento em Roma. Por fim, respeitando a mística e opção de uma escuta ativa que o Papa Francisco tem pedido via Sínodo sobre a Sinodalidade, Dom Dino reservou um tempo para ouvir e dialogar com os participantes, principalmente sobre suas dúvidas e preocupações.

Esse encontro aqui no Brasil foi para animar os nossos regionais, organismos, pastorais e movimentos eclesiais para assumir o Jubileu 2025. Começou em 2023, com a publicação de livros do Concilio Vaticano II e este ano, dedicado à oração e ano que vem às peregrinações.

A atividade aconteceu na Casa Dom Luciano entre os dias 29 e 30 de janeiro deste ano, em preparação para o Ano Santo, Jubileu 2025,com o tema “Peregrinos da Esperança".
plugins premium WordPress