O Centro Nacional de Fé e Política “Dom Helder Camara” (CEFEP) realiza, de 14 a 27 de janeiro, a segunda etapa da 9ª edição do Curso de Política para Cristãos. Essa iniciativa tem parceria da Coordenação de Educação à Distância da PUC-Rio. O curso acontece na Casa Assunção, em Brasília/DF, com 38 lideranças locais que já passaram por formação de base, seja nas Escolas de Fé e Políticas locais ou regionais, além das Pastorais Sociais e do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) em suas instâncias nacional, regionais ou diocesanas.
Fátima Ferre, coordenadora da Comissão Nacional de Fé e Política do CNLB, afirma que fazer o curso de Formação Política para Cristãos Leigos e Leigas no CEFEP é divisor de águas, pois a quantidade de conteúdo nos abre horizontes e nos provoca para atuar nos vários espaços que já estamos inseridos. “A convivência com outras experiências do Brasil inteiro, traz uma riqueza de culturas e vivências popular muito grande e nos ajuda na construção de novas opções. A preparação para a atuação na política é incentivada, com base na fé professada. Nesse segundo momento presencial, a alegria do reencontro é marcante, nos momentos celebrativos e de confraternização entre os alunos”, apontou Ferre.
Participa também, Luis Fernando Rabelo, membro da Rede Nacional de Grupos Católicos LGBT+ que enfatizou a alegria de ter acesso a tanto conhecimento de formação política. “Nesta segunda etapa, estou feliz de reencontrar as colegas e os colegas da turma para poder partilhar as nossas lutas, angústias e nos fortalecermos para os desafios futuros. Espero poder aproveitar ao máximo dos instrumentos de transformação política e social e me colocar à serviço da minha atuação na Rede Nacional de Grupos Católicos LGBT+ e no CNLB”, afirmou Rabelo.
A presidente do CNLB Leste 2, Leci do Nascimento diz que como cristã leiga, sempre compreendeu nossa missão no mundo, participando da construção de uma sociedade mais igualitária, solidária, com oportunidades para todos e todas. Para isso é imprescindível que se conscientize da importância da relação entre fé e política, importante para evitar o ‘divórcio entre a fé professada e a vida cotidiana’ (GS 43). “Para mim, o curso do CEFEP nesses dois anos de muitos aprendizados e vivências, foi uma resposta de como ser discípulo missionária nos vários espaços que estamos inseridos, sendo sal e luz na construção desta sociedade do bem comum, da justiça social e cuidado da casa comum”, concluiu Nascimento.
Alcides Marques Junior, que é de Campo Grande/MT e participa do CNLB e das Escolas de Fé e Política, ressalta que participar da 2ª etapa do curso de Formação Política para Cristãos e Cristãs do CEFEP, se constitui em um importante passo na caminhada rumo a uma auto capacitação que possibilite uma participação política mais incisiva em sua realidade local. “Seja como agente multiplicador dos conhecimentos adquiridos ou como assessoria de escolas regionais ou locais de Fé e Política, toda essa formação nos permite gerar uma consciência crítica e pautada, principalmente, na responsabilidade social coletiva”, enfatizou Marques Junior.
Momento Orante pelo Jubileu de 50 anos do CNLB
No último dia (26/01) do Curso de Formação Política para Cristãos Leigos e Leigas, no CEFEP, o momento de oração foi pelo Jubileu do CNLB lembrando-nos da profecia de cada um, como agentes de transformação na sociedade, denunciando o que for necessário, mas também levando a esperança para gerar vida nesses espaços.
A reflexão do lema do Jubileu: “Profecia, Testemunho e Memória a Serviço do Reino” e da iluminação bíblica “lema do Jubileu 50 anos do CNLB “Trabalhamos e lutamos porque depositamos nossa esperança no Deus vivo” (1Tm 4,10), leva a assumirmos o compromisso de testemunhar e levar luzes por onde formos.
Fotos: Fatima Ferre
Perfil dos participantes do Curso de Política para Cristãos*
Nesta 9° turma, foram matriculados, inicialmente, 43 estudantes, sendo a maioria da região sudeste, com 15 cursistas. A região Norte vem em seguida com 11 representantes. Depois temos 9 vindos da região Nordeste. Um ponto de destaque desta 9° turma, é a atuação de grande parte dos cursistas (91% do total) em atividades político-sociais e em conselhos de direito, demonstrando um grau elevado de envolvimento em várias instâncias de atuação na sociedade.
Dos 43 inscritos, 16 declararam que são filiados a algum partido político. Cerca de 77 % dos cursistas possuem formação acadêmica em nível superior já concluídas, sendo que 10 deles já possuem o nível de especialização em suas respectivas áreas de atuação profissional.
O curso tem duração de dois anos e uma carga horária total de 360 horas. A parte presencial conta com duas etapas presenciais e uma parte remota que é feita por plataformas digitais como Moodle e Zoom.
Ao final, os participantes apresentam um trabalho de conclusão e recebem certificação como especialistas. Dentre as disciplinas que são ministradas estão Comunicação e Política; História da Formação Social, Econômica, Política e Cultural do Brasil; Ensino Sociais da Igreja; História da Política e da Economia, dentre outras.