A 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, reuniu no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, dos dias 10 a 19 de abril, na cidade de Aparecida/SP, os bispos católicos de todo o Brasil e dirigiram esta mensagem a todo o povo brasileiro. O texto aborda a crise do Brasil com violência, crime, milícias e exploração sexual, além de questões socioeconômicas como precarização do trabalho e desemprego.
Na defesa, a Igreja mostra o seu apoio aos trabalhadores e melhores condições de vida e trabalho. Também alerta para problemas ambientais decorrentes da ocupação urbana desordenada e exploração da natureza, destacando a importância da transição para energias limpas e respeito aos direitos locais.
Destaques da mensagem
O texto ressalta: sobre enfrentamento de desafios dos povos indígenas, como o Marco Temporal, considerado inconstitucional pelo STF, e necessitam de políticas públicas para proteção, especialmente os Yanomami; sobre a democracia brasileira que permanece frágil após 60 anos do início da ditadura, mas as eleições municipais de 2024 representam uma oportunidade de fortalecimento por meio do voto consciente. A participação política de cristãos leigos é defendida para evitar extremismos e promover fraternidade social. Como sobre o combater a desinformação e distorções religiosas para interesses políticos é crucial para garantir a soberania do voto. O uso responsável da inteligência artificial também é enfatizado.
Apesar dos desafios, há esperança nas comunidades cristãs que demonstram solidariedade e responsabilidade social. A cultura do encontro é vista como chave para uma sociedade mais justa e fraterna.
Confira a mensagem na íntegra:
Texto: Alex Cabral