Mês de Agosto chegando ao fim e o protagonismo do leigo é destaque em diversas dioceses do Regional Nordeste 2. O CNLB com determinação em articular, formar e dinamizar a vida do cristão leigo e leiga encerra o mês com uma série de atividades voltadas para a conscientização do sujeito eclesial.
Por Ascom CNLB NE2
Dentro das atividades propostas para o Ano Nacional do Laicato, a formação é um dos principais motivos da organização do leigo e da leiga. De acordo com Rejane Gaia, presidente do CNLB NE2, o ciclo de atividades formativas mensais vão intercalando ao ponto de não haver quebra entre uma atividade e outra. “Nosso objetivo neste ano do laicato é formar! Formar pra viver melhor nossa vocação e protagonismo. Estamos fechando o mês de Agosto com uma série de atividades formativas, encontros e assembleias. Chegamos ao entendimento que nosso regional desde a abertura do ano do laicato, não sofreu descontinuidade ou parada, entre um mês e outro o ciclo de formações não param nas dioceses; quando uma termina seu encontro à outra inicia e assim sucessivamente”.
Ela também destaca a importância do apoio dos Bispos, “nossa alegria se completa em saber que a CNBB NE2 e todos os seus pastores apoiam de braços abertos e sorrisos estampados nossa organização. Cada diocese, a seu modo, vai construindo com a benção de seu pastor diocesano, essa identidade. Dom Gabriel já nos lembrava na Assembleia Geral em Floresta “o Ano do Laicato veio para despertar quem estava dormindo, leigos, padres, freiras e bispos. Acordar para nunca mais dormir, dar o valor que o leigo e leiga merece para se sentir animado em dar sabor e ser luz”. E desta forma vemos acontecer em todas as nossas dioceses, somos gratos aos senhores bispos pelo apoio entusiasmante. E assim seguimos a nossa missão, colocando em prática o Evangelho de Lucas 13, 21, … até tudo ficar fermentado”.
Neste mês de agosto aconteceram várias atividades nas Arqui (dioceses), vale ressaltar a alegria da realização de algumas assembleias importantes:
No dia 01.08 na Arquidiocese de Olinda e Recife, aconteceu o lançamento da Semana Missionária e diversas reuniões entre a comissão para o Laicato com o COMIDI para organizar a mesma.
De 03 a 05, nosso encontro de Fé e Cidadania realizado em Triunfo-PE com a assessoria do casal Carlos e Márcia Signorelli.
Formação para a Forania de Itaporanga na Diocese de Cajazeiras-PB, com o tema; Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade. O evento foi realizado no dia 4 pelo dinamismo do Conselho Diocesano de Leigos e Leigas.
Já no dia 07, o CNLB da Diocese de Afogados da Ingazeira-PE realizou em comunhão com seu bispo a Romaria do Laicato rumo a Juazeiro do Norte, o evento contou com cerca de 800 leigos e leigas. Nas semanas seguintes participou de novenas e festas de padroeiro, levando o estandarte da sagrada família para percorrer as comunidades e paróquias.
Fomos notícia em um Jornal na Itália, destacando a 8ª assembleia geral realizada em março passado.
Os dias 18 e 19 foram marcados por encontros e assembleia formativa
DIA 18
A Diocese de Penedo-AL realizou no dia 18 mais um encontro de formação para leigos. O evento aconteceu na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Maribondo sob a assessoria do Padre Menete, coordenador diocesano de Pastoral e referencial para o Laicato.
O CNLB da Arquidiocese de Maceió-AL além das formações realizadas junto às áreas pastorais e para os movimentos participou do Encontro Ecumênico do Fórum de Diálogo Inter-religioso de Alagoas, entre outras atividades participou da Caminhada da Família que nesta edição homenageou o ano do laicato, a culminância da caminhada foi na Catedral Metropolitana com a Celebração de Abertura da Festa da Padroeira, Nossa Senhora dos Prazeres que também é organizada pelo CNLB local.
DIA 19
A Diocese de Palmeira dos Índios-AL e o CNLB diocesano realizou no dia 19 sua 1ª Assembleia Geral que contou com cerca de 60 leigos e leigas e na mesma semana dinamizou as articulações para a realização do grito dos excluídos em setembro.
Os dias 25 e 26 foram marcados por várias atividades
DIA 25
A Arquidiocese de Natal-RN ainda extasiada com sua 1ª Assembleia Arquidiocesana no último dia 25, contou com a presença de Laudelino Augusto, assessor dos leigos na CNBB, Padre Joãozinho Scj e do Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, o evento foi realizado no centro de convenções do estado e contou com a presença de mais de 2.600 leigos e leigas.
Na Diocese de Mossoró-RN a comissão de articulação para o laicato realizou sua reunião mensal de avaliação e planejamento das atividades para o ano do laicato, teve também a Romaria Diocesana de Catequese no Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis no Lima.
DIA 26
Na Arquidiocese da Paraíba-PB, a comissão de articulação para o laicato além das diversas reuniões com seu Assessor eclesiástico, realizou na região urbana sul em João Pessoa, mais um encontro de formação.
O CNLB da Diocese de Campina Grande-PB em parceria com as foranias, realizou a Romaria Sal da Terra. O Encontro aconteceu na Comunidade Conceição do Rio.
Partindo para o Brejo Paraibano, a Diocese de Guarabira realizou sua 1ª Assembleia Diocesana do Laicato que contou com a Instalação Oficial do Conselho Diocesano de Leigos e Leigas, aprovação do estatuto e benção do bispo diocesano, Dom Aldemiro Sena. Já no dia 11 a Paróquia de N. Sra do Rosário em Caiçara-PB realizou a 1ª assembleia do laicato e na oportunidade presenciou a Instalação do Conselho Paroquial de Leigos, com a participação dos representantes dos movimentos e comunidades da Paróquia.
E por fim, nossa viagem pelo regional encerra no sertão do Seridó, as Paróquias da cidade de Currais Novos-RN, em parceria com a comissão para o laicato e a Diocese de Caicó realizaram o Retiro de Animação e Formação Paroquial com o tema, “Em tempos de Francisco – desafios da organização do Laicato como sujeito eclesial”. O evento contou participação de leigos e leigas vindos das Paróquias de Santana, no centro, Imaculada Conceição, no JK, e São Francisco, do Parque El Dourado. O objetivo do encontro foi para conscientizar e dar um novo olhar para a vida das comunidades paroquiais.
Confiamos em Deus e na Proteção da Sagrada Família para continuarmos na grande missão de serem sal e luz, vivendo com muito carinho o Ano Nacional do Laicato. Que venha setembro!