Mesmo com a falta de combustíveis nos postos da região, causada pela paralisação dos caminhoneiros, fiéis católicos de várias paróquias da Diocese de Amargosa marcaram presença na Romaria das Comunidades, realizada na cidade de Milagres/BA, neste domingo, dia 27.
Por: Tribuna do Recôncavo
Fotos: Maria Neves
Na ocasião aconteceu a conclusão da Assembleia dos leigos e leigas, que foi iniciada na sexta-feira, dia 25. A senhora Wilma Souza Almeida, presidente do CNLB – Conselho Nacional do Laicato do Brasil, do Regional Nordeste 3 da CNBB (Bahia e Sergipe), e o bispo diocesano Dom Valdemir Ferreira empossaram a chapa eleita do Conselho dos leigos e leigas. (ver abaixo os nomes dos componentes)
Durante a Missa que foi presidida pelo bispo Dom Valdemir, quatro seminaristas receberam sacramentos. O seminarista Roberto Moras dos Santos recebeu os sacramentos do Leitorato e Acolitato; já os seminaristas Edson dos Santos Nascimento, Natael Costa Santos e Ranio dos Santos Guerra receberam o sacramento do Acolitado. O Ordenação Diaconal dos quatro será no dia 30 de junho de 2018, às 15 horas, na Catedral de Amargosa.
A maioria do clero esteve presente na Romaria, apenas cinco padres ficaram impossibilitados de participar. O evento também contou com a presença de 150 caminhoneiros que estão participando da paralisação da categoria na BR-116. Confira abaixo as propostas de evangelização que foram apresentas por cada forania.
Fonte: Tribuna do Recôncavo
A chapa eleita do 1º Conselho dos leigos e leigas foi formada por:
Presidente – Luiz Argolo de Melo
Vice – Maria São Pedro Andrade dos Santos
Secretária – Cristiane Conceição Correia de Assis
Secretária Adjunta – Maria das Graças de Souza
Tesoureira – Fabricia Santana
Tesoureira Adjunta – Maria Carmo Almeida
Conselho Fiscal:
Luiz Alberto Gonçalves
Edivaldo Amaro dos Santos
João Paulo Aguiar
Maria dos Santos Silva
Maria da Conceição Silva
Natalino Fonseca Santana (coordenador diocesano da Pastoral da Criança)
Para o presidente do Conselho, Luiz Argolo, o objetivo dos leigos e leigas é evangelizar a partir da palavra de Deus, não a partir de cada um. Luiz agradeceu a Deus pelo crescimento constante dos leigos nesses 76 anos da Diocese de Amargosa e a todos que participaram e contribuíram com a realização da Assembleia.
Propostas de evangelização apresentadas pelos zonais:
Forania São Mateus
-Fomentar a integração da Pastoral Familiar e Pastoral da Juventude;
-Fomentar encontros de pais e filhos para que integre crianças, adolescentes e família;
-Resgatar os eventos juvenis a nível de Forania, Paróquia e Diocese.
Forania São Lucas
-Divulgar e fundar a Pastoral Familiar em todas as comunidades;
-Pensar em como acolher os novos modelos de famílias: famílias de viúva (o), famílias que não tem pai e/ou mãe, famílias onde tem casal de dois homens ou duas mulheres;
-Intensificar na catequese o trabalho com as famílias – catequese para pais e filhos.
Forania São João
-Participar das discussões em defesa da educação igualitária;
-Contribuir para o diálogo das diferentes culturas, respeitando as diferenças, dando testemunho de cristão por um meio de atitude justo e solidário que supere a exclusão e o preconceito;
-Exercer um protagonismo leigo no mundo, pois os leigos são sujeitos do mundo. “Seja dentro da família, fora de casa, na escola ou no trabalho, sempre estamos nos deparando com as necessidades do mundo”, disse uma representante da Forania.
Forania São Pedro
-Como uma forma de combater a violência doméstica provocada pelo uso abusivo do álcool, foi sugerido que a nível nacional, seja feito algo junto a Câmara Federal, para que se mude a graduação alcoólica permitida, da mesma forma como foi feita com o combate ao tabagismo;
-Exigir do poder público municipal o cumprimento das leis existentes referentes a venda e uso de bebida alcoólica para menores nos estabelecimentos comerciais;
-Incentivar a educação a partir do ser família através do diálogo, resgatando os valores e o amor na família, inspirados na comunhão com Deus e com a própria família. Uma das ações será o acompanhamento às famílias que sofrem com a violência;
-Promover e estimular palestras, encontros e seminários em comunhão com outras igrejas e com outras entidades, com o objetivo de incentivar o combate a violência, através da denúncia e da promoção da paz.
Forania São Paulo
-Articulações para restruturação das associações de trabalhadores rurais;
-Promover encontros e debates para discussão de temas dos movimentos sociais de trabalhadores.
Forania São Marcos
-Criar um portal de notícias (site ou blogue), que será alimentado com informações encaminhadas por leigos, de coisas boas e positivas que acontecem na Diocese;
-Criar um programa na Rádio Clube FM para só divulgar notícias positivas;
-Destacou-se que na emissora já existe o programa ‘De Bem com a Vida’ da Pastoral da Criança, apresentado por Hélio Alves, toda segunda-feira, das 8h às 8h30 da manhã, com a possibilidade de aumentar o tempo para que sejam divulgadas mais coisas boas dentro desse programa.
Segundo o bispo da Diocese de Amargosa, Dom Valdemir Ferreira, o Conselho dos leigos vai fazer chegar a todas as comunidades da Diocese essas propostas para que possam ser colocadas em prática.