A devoção a Nossa Senhora do Carmo tem início no século XII, quando um grupo de eremitas se formou próximo ao Monte Carmelo, na Palestina. O propósito dos eremitas era ter um estilo de vida simples e pobre, em respeito ao profeta Elias, que também havia se refugiado naquele monte.
A partir de então surgiu a Ordem dos Carmelitas, que além de tomar o profeta Elias como o seu patriarca, também veneram a Virgem Maria, como a Bem Aventurada Virgem do Carmo.
A primeira igreja em homenagem a Nossa Senhora do Carmo foi construída próximo ao Monte Carmelo, mas com a perseguição dos muçulmanos, os cristãos tiveram que fugir para a Europa.
Aparição de Nossa Senhora do Carmo
Em momento de grande desespero e angústia, São Simão Stock rezou intensamente pela proteção de Nossa Senhora do Carmo para que a Ordem dos Carmelitas não fosse exterminada.
Como resposta, a Santíssima teria aparecido para o carmelita e entregou um escapulário como sinal de aliança de paz e amor eterno. A partir de então, o escapulário passou a ser um dos elementos essenciais de todo carmelita.
A oração de São Simão para Nossa Senhora do Carmo continua a ser usada pelo membros da ordem: “Flor do Carmelo, vide florida. Esplendor do Céu. Virgem Mãe incomparável. Doce Mãe, mas sempre virgem. Sede propícia aos carmelitas. Ó Estrela do mar”.
Oração a Nossa Senhora do Carmo
“Senhora do Carmo, Rainha dos anjos, canal das mais ternas mercês de Deus para com os homens. Refúgio e advogada dos pecadores, com confiança eu me prostro diante de vós, suplicando-vos que obtenhais a graça que necessito, (pede-se a graça). Em reconhecimento, solenemente prometo recorrer a vós em todas as minhas dificuldades, sofrimentos e tentações, e farei de tudo que ao meu alcance estiver, a fim de induzir outros a amar-vos, reverenciar-vos e invocar-vos em todas as suas necessidades.
Agradeço as inúmeras bênçãos que tenho recebido de vossa mercê e poderosa intercessão.
Continuai a ser meu escudo nos perigos, minha guia na vida e minha consolação na hora da morte. Amém. Nossa Senhora do Carmo, advogado dos pecadores mais abandonados, rogai pela alma do pecador mais abandonado do mundo. Ó Senhora, rogai por nós que recorremos a vós”