Esta data é uma homenagem ao santo que tem “uma alma maior que o mundo”. Ele é conhecido por ser um dos fundadores da Companhia de Jesus, cujos membros são popularmente chamados de jesuítas.
Nascido com o nome de Íñigo López, na cidade de Loyola (País Basco), na Espanha, Inácio viveu numa família bastante numerosa e nobre. Mesmo recebendo influência religiosa, Inácio preferiu seguir a carreira militar quando completou 14 anos.
No entanto, aos 26 anos, depois de um acidente em combate, Inácio experimentou se aprofundar em sua espiritualidade e abandonou a carreira militar, abraçando a sua vocação como evangelizador.
O objetivo da Companhia de Jesus, além de fazer caridade, seria expandir e ensinar a fé católica para os lugares mais longínquos do planeta. Missão esta que foi cumprida.
A data da festa litúrgica deste santo é uma homenagem a sua morte, em 31 de julho de 1556.
Santo Inácio de Loyola foi canonizado em 12 de março de 1622, pelo Papa Gregório XV.
Oração a Santo Inácio de Loyola
“Ó Pai, pela vossa misericórdia, Santo Inácio de Loyola anunciou as insondáveis riquezas de Cristo. Concedei-nos, por sua intercessão, crescer no vosso conhecimento e viver na vossa presença segundo o Evangelho, frutificando em boas obras. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.”