Esta data é celebrada por toda a Igreja Católica, homenageando a figura de Camilo de Léllis, um religioso italiano conhecido por ser o fundador da Ordem dos Camilianos ou Ordem dos Ministros dos Enfermos.
Camilo de Léllis nasceu em 25 de maio de 1550, na cidade de Bucchianico, na Itália. Perdeu a mãe muito cedo e o pai, militar, faleceu na sua adolescência.
Camilo levou tornou-se militar e participou de várias batalhas e também atuou como enfermeiro. Ao voltar para a cidade natal, acabou viciado no jogo e precisou ser hospitalizado.
Ao ver o tratamento desumano que os doentes recebiam, inspirou-se para fundar uma Ordem religiosa que cuidasse exclusivamente do enfermos. Assim, em 1586, a Ordem dos Camilianos é aprovada e ajuda nas necessidades de uma grande cidade como Roma.
O dia 14 de julho foi escolhido para homenagear este santo por ser a data de sua morte, em 1614, em Roma, na Itália.
Atualmente, São Camilo é considerado o protetor dos hospitais e dos doentes.
Normalmente, durante esta data são feitos procissões e grupos de orações em homenagem a São Camilo, para que proteja os enfermos e profissionais que trabalham nos hospitais.
Oração de São Camilo
“Ó Deus, que inspirastes a São Camilo de Léllis extraordinária caridade para com os enfermos, dai-me o vosso espírito de amor para que saiba suportar, com paciência os meus sofrimentos.
Por intermédio de São Camilo socorrei-me em minha doença, aliviai as minhas dores. Ó meu santo protetor, intercedei junto a Jesus Cristo que tanto amastes, para que, neste momento de dor, não me falte a força e a coragem de suportar a doença; fortalecei meu ânimo, para que, passando pelo sofrimento, me purifique de meus pecados e também possa ajudar meus irmãos mais necessitados. Amém”.