Esta data homenageia o monge libanês que viveu durante o século XIX e que se transformou num exemplo de penitência, humildade e dedicação aos ensinamentos de Deus – São Charbel Makhlouf.
Desde jovem, Charbel – que se chamava Youssef (José, em português) – se dedicava à religiosidade. Quando completou 23 anos decidiu que já estava na hora de seguir a vida como monge e entrou para o Mosteiro de Nossa Senhora, na Ordem Libanesa Maronita.
A partir de então, Charbel seguiu vivendo com votos de pobreza, castidade e obediência. A adoção do nome Charbel foi uma homenagem do monge a um mártir do século II.
Após alguns anos vivendo como sacerdote no Mosteiro de Annaya, Charbel passou a ser um eremita, vivendo do trabalho no campo, de penitências e orações.
Em 1898, aos 70 anos, enquanto rezava uma missa, Charbel foi atacado por uma forte paralisia. Agonizou por alguns dias e morreu em 24 de dezembro deste mesmo ano.
Oração a São Charbel Makhlouf
“Pai Eterno, por São Charbel, eu Vos rogo a graça de que tanto necessito. Concedei-me, por Vosso poder, o dom da oração e crescimento espiritual, pois somente unido a Vós eu posso discernir o que é bom para mim e qual caminho devo tomar. Amém.
São Charbel, rogai por nós!”