Também conhecido como São Pantaleão de Nicomédia, este santo é considerado o padroeiro dos médicos, das parteiras e contra as dores de cabeça.
São Pantaleão viveu entre os século III e IV, num período onde ainda era comum o culto aos deuses pagãos e os cristãos viviam sob intensa perseguição.
Representação de São Pantaleão
De acordo com a história, Pantaleão teve uma educação cristã por parte de mãe. Quando esta morreu, seu pai fez com que o rapaz tivesse aulas de retórica, filosofia e medicina, formando-se assim um grande médico.
A sua fé em Cristo era muito forte e, segundo a lenda, quando se deparou com uma criança morta por uma víbora, ordenou, em nome de Jesus Cristo, que o menino ressuscitasse e a cobra morresse. E assim aconteceu.
Maravilhado com o que aconteceu, Pantaleão se converteu totalmente ao cristianismo. As suas curas milagrosas despertavam a inveja de outros médicos, que acusaram Pantaleão de ser um novo Messias para o imperador. Por causa disso, o imperador ordenou que o médico fosse amarrado numa árvore e degolado.
Oração a São Pantaleão de Nicomédia
“Senhor, fazei com que não se apague em nossos corações a lembrança de Vossa bondade infinita.
Concedei-nos sentir o poder de intercessão, que outorgastes ao Vosso Santo Mártir São Pantaleão, a fim de que ele nos socorra em todas as circunstâncias de nossa existência, quando recorremos aos seus méritos para obtermos Vossa Graça. Assim Seja.
Repetir três vezes: São Pantaleão, refúgio certo de todos que vos invocam, rogai por nós.”