alt="Laicato na Amazônia: 42ª AGO do CNLB em Manaus, Amazonas".

O Laicato brasileiro se encontra no coração da Amazônia

Confira os destaques da 42ª Assembleia Geral Ordinária do CNLB em Manaus, onde o laicato brasileiro se reuniu para refletir sobre a missão na Amazônia.

Com o tema “Cristãos leigos e leigas, testemunhas do Reino”, o Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) deu início na tarde de hoje, 30 de maio, Dia de Corpus Christi, à sua 42ª Assembleia Geral Ordinária (42ª AGO), em Manaus, Amazonas. Cerca de 200 pessoas representando o laicato de todo o Brasil participaram da mística de abertura, na qual indígenas e outras lideranças do Regional Norte 1 fizeram memória de cristãos leigos e religiosos que profeticamente doaram suas vidas pela vida da Amazônia e de seus povos.

Com entusiasmo, cânticos e orações, foi realizada a dança das bandeiras dos regionais e organizações afiliadas, momento cheio de alegria que aproximou ainda mais os participantes do evento.

Em seguida, Sônia Gomes de Oliveira, presidente do CNLB, declarou aberta a Assembleia. “Uma assembleia é sempre um momento oportuno de avaliação e reflexão da caminhada, bem como de celebração dos avanços e desafios que experimentamos em nossa missão de organizar e representar o laicato no Brasil. Esta Assembleia, porém, se reveste de outros elementos que a tornam histórica: será aprovado o novo Estatuto e acontece na Amazônia.”

Protagonismo feminino e do laicato são marcas da Igreja da Amazônia

Dom Zenildo Lima, bispo referencial do laicato do Regional Norte 1, lembrou como a Igreja da Amazônia tem rosto do Povo de Deus, com forte liderança laical e feminina. Francisco Pinheiro Meireles, presidente do CNLB Norte 1, manifestou a alegria de receber esta AGO e agradeceu a todas as equipes que contribuíram para a sua realização. Depois, outras lideranças leigas tomaram a palavra, destacando como é significativo ter o laicato brasileiro reunido no chão místico e profético da Amazônia. O dia foi finalizado com a participação na celebração de Corpus Christi, na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, na Arquidiocese de Manaus.

Ao longo da Assembleia, serão aprofundados diversos temas relacionados à missão laical, como o testemunho dos cristãos leigos e leigas, o compromisso com uma Igreja sinodal, o cuidado com a integridade da criação, e a construção de uma sociedade de justiça e paz.

A 42ª AGO do CNLB se insere no itinerário do jubileu de 50 anos do CNLB. A cada ano, um tema será referência para todas as atividades do organismo: profecia (2023), testemunho (2024) e memória (2025). A Igreja da Amazônia, inserida no caminho da sinodalidade, aponta caminhos para a missão dos cristãos leigos e leigas e de toda a Igreja.

Fotos: Diocélio Queiroz e Ana Cristhina

plugins premium WordPress