O ano de 2018 é muito importante, pois marca 35 anos da fundação da Pastoral da Criança. Por isso, nos dias 12 e 13 de junho, a Coordenação Nacional recebeu 25 Bispos Referenciais de todas as regiões do Brasil para celebrar as conquistas, avaliar os desafios e a situação atual de nossa Pastoral, julgar e definir estratégias de atuação.
Por: Pastoral da Criança
No dia 12 de junho, às 18h, na Catedral Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais – Rua Barão do Cerro Azul, 31, Praça Tiradentes, Curitiba, foi celebrada uma Missa em Ação de Graças pela Pastoral da Criança com a participação dos 25 bispos referenciais, voluntários e convidados.
Segundo a Ir. Veneranda Alencar, Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança,“os Bispos Referenciais são uma grande força da Igreja e da Pastoral da Criança nos Estados e estamos muito felizes em poder, juntos, à luz também do Evangelho, avaliar nossa situação atual e traçar estratégias para um agir em conjunto”.
Para Dom Anuar Battisti, Arcebispo de Maringá e Presidente do Conselho Diretor da Pastoral da Criança,“foi uma imensa alegria e uma benção poder receber os 23 Bispos Referenciais da Pastoral da Criança na Sede da Coordenação Nacional e do Museu da Vida e podermos, juntos, celebrar os 35 anos de atuação e definirmos estratégias para chegar ainda mais à quem precisa”.
Encontro com os Bispos Referenciais
Foram 2 dias de encontro em que os Bispos Referenciais da Pastoral da Criança puderam conhecer um pouco mais dos desafios atuais e trazer informações das suas regiões, dúvidas e sugestões de como tornar mais efetivo o trabalho em conjunto, bem como debater com a Coordenação Nacional estratégias de atuação.
Um dos destaques da discussão foi a importância do tema 1000 DIAS e formas de levar esse conteúdo ao conhecimento de cada vez mais pessoas. A vontade e a necessidade de atrair voluntários capazes de possibilitar que a Pastoral da Criança chegue à todas as crianças e famílias pobres também estiveram presentes.
Segundo, Dom Mário Antônio, Bispo Referencial da Pastoral da Criança no estado de Roraima, “a vida apresenta desafios e ao mesmo tempo dá oportunidades de construirmos novos caminhos. Neste encontro, o que mais me surpreendeu e que eu levo comigo é importância dos 1000 DIAS”.
Dom Mario Marquês, Bispo Referencial da Pastoral da Criança em Santa Catarina, que atua na Diocese de Joaçaba, ressaltou que “creio que o encontro trouxe informações fantásticas sobre os 1000 DIAS e a Pastoral da Criança, que salvou tantas vidas e continua salvando e deve manter o mesmo espírito, dedicação, com todas as colaborações e parcerias da Igreja e da Sociedade”.
Para o Dr. Nelson Arns Neumann, “com a mudança dos problemas enfrentados pelas famílias pobres e a diminuição do voluntariado, sentimos a urgência de encontrar com nossos Pastores para celebrar as conquistas destes 35 anos, avaliar os desafios e a situação atual de nossa Pastoral, julgar e definir estratégias de atuação. Saímos todos com a certeza de termos ainda uma longa caminhada pela frente, mas fortalecidos por podermos atuar em comunhão, sempre em busca de vida plena para todas as famílias e crianças pobres”.
Pastoral da Criança
A Pastoral da Criança atua junto às crianças, gestantes e famílias mais pobres, no Brasil e em outros 10 países. O fruto deste trabalho, atualmente, é o acompanhamento de 1 milhão de gestantes e crianças de zero a seis anos, por meio de mais de 160 mil voluntários, em mais de 29 mil comunidades de todos os estados brasileiros.
Algumas repercussões na imprensa:
Rede Evangelizar: https://youtu.be/9q3sAYtt7JY