A Casa do Pão, marco do 18º Congresso Eucarístico Nacional, foi inaugurada em novembro de 2022, na sede do espaço, localizada na rua do Imperador, bairro de Santo Antônio, em Recife.
A presidente Sônia Gomes de Oliveira, juntamente com a presidente do Conselho arquidiocesano de Olinda e Recife, Maria das Graças Amorim, e demais membros do organismo estiveram no legado de solidariedade da Igreja pernambucana.
A Casa Pão oferta diversos serviços, tais como uma lavanderia, para que as pessoas em situação de rua possam fazer a higienização adequada das próprias roupas. Vestiários com banheiros e chuveiros, para banhos dignos e área para os cuidados básicos de higiene pessoal.
O espaço oferece atendimentos médico, psicológico e jurídico. No futuro ofertará grupos de apoio, oficinas e cursos profissionalizantes, refeitórios, além de uma capela para atividades religiosas e uma padaria, para consumo próprio e vendas dos produtos no local. A manutenção da Casa do Pão ficará a cargo de voluntários e do diaconato da Arquidiocese de Olinda e Recife, em parceria com instituições públicas e privadas.
Ao final de conversas com os voluntários e atendidos pelo projeto o diálogo foi de alegria e gratidão. Neste encontro do CNLB junto à Casa do Pão e disse que a casa está sempre de portas abertas. Sônia Gomes reiterou o compromisso de assumir na 41ª AGO um gesto para ajudar a Casa, “podem contar com o CNLB nas diversas atividades como parceiro para fazer acontecer este trabalho social para os necessitados os preferidos de Jesus!”, finalizou a presidente.
Como gesto de gratidão Sônia Gomes e Leonardo Moura, coordenador da Comissão de Comunicação do CNLB receberam um kit do 18º CEN, das mãos do Diácono Aerton Carvalho, administrador da Casa do Pão.
Por: Leonardo Moura