Presidente do CNLB visita o Santuário Nossa Senhora da Piedade em Caeté

A Presidente Nacional do Laicato do Brasil, Sônia Gomes de Oliveira, visitou, neste Domingo (07/08), o Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG). O ato simbólico de visita ao espaço sagrado da padroeira de Minas marca um momento de agradecer o encerramento da sua primeira gestão do triênio, a frente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil – CNLB. Momento também de oferecer, pois Sônia de Oliveira foi reeleita presidente do CNLB para o próximo triênio (2022-2025).

“Vir ao Santuário da mãe de compaixão e bondade é sempre uma injeção de oxigênio e de otimismo. Saio daqui com a minha força redobrada”, disse Sônia de Oliveira.

Localizado a 48 quilômetros de Belo Horizonte, o Santuário Nossa Senhora da Piedade é um dos maiores destinos de peregrinos do país e recebe, por ano, cerca de 350 mil visitantes. Na Atividade de visita Sônia de Oliveira esteve acompanhada do Secretário Geral do CNLB Regional Leste II – Leonardo Henrique de Souza Moura e o Presidente do Conselho Arquidiocesano do Laicato, da capital mineira, Camilo de Lelis Oliveira Santos Ribeiro. Na oportunidade se encontraram também com o Reitor do Santuário Basílica, Padre Wagner Calegário de Souza. Na oportunidade a presidente do CNLB do Brasil foi também entrevistada pela TV Canção Nova, onde partilhou sobre a origem e importância de sua devoção mariana.

Sônia de Oliveira, pode viver um momento forte com o laicato vicentino, durante a visita a 51ª Romaria ao Santuário de Nossa Senhora da Piedade. Enfatizou que foi uma graça “Conhecer a casa da mãe mineira, e também encontrar a romaria do laicato vicentino, num dia de sol radiante. Me sentir amada por Deus e mais próxima da criação divina”.

Um dos atrativos do Santuário é a imagem de Nossa Senhora da Piedade com Cristo ferido no colo, esculpida por Aleijadinho no século XVIII. A escultura em madeira policromada e ouro e encontra -se no Altar central da basílica.

O Conjunto Arquitetônico e Paisagístico do Santuário é tombado pelos Institutos do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA). Fazem parte do conjunto, a ermida da padroeira, a Igreja Nova das Romarias, Casa dos Peregrinos Dom Silvério, Via Sacra, Calvário, Cripta São José e o Observatório Astronômico Frei Rosário, mantido pela UFMG.

Em julho de 2012, o conjunto foi reconhecido como atrativo turístico de especial relevância para o Estado de Minas Gerais, por meio de decreto estadual, durante a celebração dos 52 anos de proclamação de Nossa Senhora da Piedade como Padroeira de Minas Gerais.

plugins premium WordPress