Entre os dias 08 e 11 de junho de 2023, a Arquidiocese de Olinda e Recife sediará a 41° Assembleia Geral Ordinária (41° AGO) do Conselho Nacional do Laicato do Brasil – CNLB, que reunirá 215 participantes, vindos de todos os 19 regionais da Igreja, estando representadas 87 dioceses e 15 Movimentos Eclesiais Nacionais, demonstrando assim a grande capilaridade da estrutura do Organismo.
Uma assembleia é sempre momento oportuno de avaliação e reflexão da caminhada, bem como de celebração dos avanços e desafios que experimentamos em nossa missão de organizar e representar o laicato no Brasil. Esta Assembleia, porém, se reveste de outros elementos que a tornam histórica.
O tema escolhido para pautar todo o processo de construção desta 41° AGO é a profecia do laicato. Este tema foi proposto dentro do itinerário do jubileu de 50 anos do CNLB: profecia (2023), testemunho (2024) e memória (2025), cada ano com um tema central para ser celebrado nas atividades do Organismo.
O lema iluminador da Assembleia, Cristãs leigas e leigos: “Não deixemos morrer a profecia”, é uma citação direta de Dom Helder Câmara, arcebispo de Olinda e Recife (1964-1985), memória profética e amada na Igreja no Brasil. Já a iluminação bíblia da Assembleia, tirada do Evangelho de Lucas “Ele me ungiu para anunciar a Boa Nova aos pobres” (4,18), se comunica intimamente com o lema e com ele e se constitui num chamado que ecoa constantemente para que o CNLB renove sua vocação profética de transformação da sociedade, nossa vocação privilegiada.
Lema e iluminação marcaram profundamente o processo de construção da metodologia e liturgia desta Assembleia, privilegiando a dimensão orante e celebrativa, com momentos que facilitarão a reflexão de vida e missão e que possibilitarão encontros e partilhas na grande festa do laicato do Brasil.