O Conselho Nacional do Laicato do Brasil – CNLB, definiu nesta segunda, 28/11, o lema e a iluminação bíblica que marcarão o processo de sua 41° Assembleia Geral Ordinária, que acontecerá entre 08 a 11 de junho de 2023, em Igarassu/PE.
O tema escolhido é a vocação à profecia do laicato do Brasil: “a partir do encontro de cada um e cada uma com Jesus Cristo, alimentando-se da Palavra e da Eucaristia, e reconhecendo em cada irmão e irmã, preferencialmente nos mais pobres, a presença do Ressuscitado, o CNLB é chamado a refletir sua vocação à profecia, anunciando o projeto que Deus tem para toda a criação e denunciando os sinais de morte que impedem a vida plena para todos”, afirma o Secretário-Geral do CNLB, Marcio Oliveira.
Após uma consulta aos 18 presidentes dos Conselhos Regionais e representantes das 22 Organizações filiadas ao CNLB, chegou-se ao lema e iluminação bíblica da 41° Assembleia.
CRISTÃS LEIGAS E LEIGOS “NÃO DEIXEMOS MORRER A PROFECIA” foi o lema escolhido. “Nosso lema é uma citação direta de dom Helder Câmara e soa para nós como um convite que continuamente nos lembra do compromisso que nasce da fonte batismal, a profecia é dimensão constitutiva de nossa missão e tão necessária em nossos tempos. Estaremos na Arquidiocese de Olinda e Recife, e junto ao túmulo do Dom, queremos iniciar o triênio de preparação aos 50 anos de fundação do CNLB, justamente renovando nossa profecia”, continua Marcio.
Acompanha o lema, a iluminação bíblica tirada do Evangelho de Lucas, “ELE ME UNGIU PARA ANUNCIAR A BOA NOVA AOS POBRES” (Lc 4,18), aprofundando a dimensão teológica do lema.