A Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, em parceria com o CNLB, Conselho Nacional do Laicato do Brasil, realizou a 11ª Reunião Anual com Dirigentes de Movimentos, Associações Laicais e Serviços Eclesiais. O evento aconteceu no Convento São Francisco, no centro de São Paulo, nos dias 22 a 24 de março.
O tema, em continuidade com o Ano Nacional do Laicato e em sintonia com a IX Assembleia Nacional dos Organismos do Povo de Deus, foi “A Sinodalidade da Igreja” e contou com a assessoria de Dom Severino Clasen, presidente da Comissão.
Além de trabalhar a pertença dos movimentos, associações e serviços ao Corpo Eclesial, numa dinâmica sinodal, esta 11ª Reunião teve como objetivos o fortalecimento da rede que vimos construindo nestes anos, avaliação do Ano Nacional do Laicato, avaliação do quadriênio (2015-2019) e propostas para o próximo (2019-2023).Também foram feitas homenagens e despedidas a Dom Severino pelos 8 anos como Presidente da Comissão e ao assessor Laudelino Augusto. O CNLB, na pessoa do Secretário Luís Antônio Ferreira, que representou a Presidente Marilza Schuína, também recebeu os agradecimentos pelos 6 anos de serviços na Presidência que termina este ano.
As propostas para o próximo quadriênio serão apresentadas ao novo presidente e membros da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato que serão eleitos na 57ª Assembleia Geral da CNBB, em maio próximo, e à nova Presidência do CNLB a ser eleita em junho.
Dom Severino, muito feliz por estar no Convento em que morou e trabalhou por 17 anos, agradeceu pelas homenagens, animou a todos para a perseverança, fez desafios quanto à vocação e missão dos cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade e abençoou a todos os presentes enviando-os como Igreja ’em saída’. Um agradecimento especial à Equipe de Apoio composta pela Ivone (Focollare), Cecília, Isabel e Nehy (Equipes Docentes) pelo fundamental trabalho de organização das Reuniões durante estes anos todos e à Comunidade dos Franciscanos pela acolhida fraterna em sua Casa.