Seminário comemora 10 anos do Centro Nacional de Fé e Política

A formação de cristãos leigos para a política é um trabalho desenvolvido nacionalmente pelo Centro de Fé e Política Dom Helder Câmara – CEFEP, que completou 10 anos de existência e comemorou a data com a realização de um Seminário.

Por Diego Vale

O evento acontece de 29 a 31 de janeiro, no Centro Cultural de Brasília, reunindo aproximadamente 140 participantes, entre assessores, alunos e ex-alunos de diversas localidades do Brasil.

A programação foi aberta com um resgate da história do CEFEP feita pelo secretário executivo do Centro, Padre José Ernanne Pinheiro. “Um dos nossos objetivos é fomentar em nosso país um pensamento social cristão à luz dos valores evangélicos e do ensino social da Igreja”, destacou Padre Ernanne, que lembrou que o CEFEP trabalha em sintonia com uma média de 60 escolas de Fé e Política espalhadas pelo Brasil, sejam diocesanas, regionais ou de denominações evangélicas.

cefep_001

A solenidade de abertura contou com a presença de Dom Severino Clasen, da Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB, presidente do CEFEP. “Percebemos os frutos que estão sendo semeados. Tudo está sendo traduzido em ações concretas para a conscientização de uma nova ordem política que precisamos em nosso Brasil”, avaliou Dom Severino.

Um dos principais parceiros do Centro Nacional de Fé e Política é a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Gilda Helena, coordenadora de educação a distância da PUC, participou da solenidade de abertura do Seminário e destacou a importância do curso. “A PUC é um instrumento do CEFEP pra levar aos alunos de todas as regiões do país o curso de formação”, ressaltou Gilda. Ela ainda fez uma avaliação dos trabalhos acadêmicos produzidos pelos alunos: “há um crescimento educacional e motivacional. A intensão da PUC é continuar melhorando os conteúdos definidos pelo CEFEP”.

A programação contou ainda com apresentação de temas como “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade” (texto de estudo da CNBB 107A) e “o Papa Francisco e os movimentos populares” (discurso do Papa na Bolívia). Seis oficinas também foram realizadas: “Instrumentos de participação democrática”; “Movimentos Sociais”; “Os sinais de esperança para a sociedade brasileira”; “Partidos políticos e suas ideologias atuais”; “A Igreja hoje e o Papa Francisco – 50 anos depois do Vaticano II: Escolas de fé  política.

Para Geraldo Aguiar, coordenador de cursos do CEFEP, as perspectivas para os próximos anos são de continuar estimulando lideranças comunitárias, pastorais e partidárias a contribuírem melhor com a política a partir de uma melhor formação.

Pesquisar no site

Notícias recentes

plugins premium WordPress