Sinodalidade e Missão na Igreja no Brasil é o tema da formação on-line com os participantes da 40ª AGO do CNLB

Aconteceu no dia 26 de maio as 20h de forma on-line o encontro de Formação com os participantes da 40ª AGO da CNLB, com a assessoria de Padre Aquino, presbítero da Diocese de Limoeiro – CE, sobre Sinodalidade e Missão na Igreja no Brasil na atualidade.

O Encontro iniciou com a Oração inicial conduzida por Fátima Ferre, relembrando do 7º aniversário da Laudato Si, e reflexão bíblica Jo16,16-20, durante a reflexão foi lembrado o assassinato de Genivaldo e pelos tantos Genivaldos que sofrem por conta da sua condição de vida.

Sônia acolheu todos animando para o gesto concreto como legado para o Maranhão

Marcio de Oliveira, secretário geral, explicou que o gesto concreto em sintonia com a campanha da fraternidade, que cada participante da assembleia possa levar 1 ou 2 livros, ou quantos puderem, mas em bom estado de conservação, a ser doados para um assentamento, que é um dos grandes desafios sociais do Maranhão. “Estaremos divulgando os cards de motivação, para que com estes livros possamos contribuir com a formação destas pessoas”, disse Marcio.

Sônia falou que tantos lugares falando de sinodalidade, falando de missão, falando de agir e pertença e que a assembleia no Maranhão será uma brasa que vai acender no coração de cada participante. “Que a 40ª AGO do CNLB nos leve a entender, a refletir, qual a nossa missão e entender que saída é essa, para onde, para as periferias? Que caminho é esse que nos chama como cristãos leigos e leigas”, falou Sônia.

Padre Aquino falou do contexto em que acontecerá a assembleia do laicato, onde o sinal mais forte é o aumento da miséria, da pobreza, os índices são alarmantes, e se percebe com a quantidade de pessoas que estão na rua, e isso não é apenas um reflexo da pandemia mais é um projeto de sociedade, um modelo de sociedade que vem se impondo que concentra riqueza, que gera pobreza, que gera exclusão, e que tem sido agravado com as políticas de destruições de direitos trabalhistas e submissão da política aos interesse do capital.

Para Padre Aquino “mas de 50% da população brasileira vive em situação insegurança alimentar. 50% da população do norte e nordeste vive com meio salário-mínimo”. Padre Aquino falou das diversas mudanças que Papa Francisco vem realizando durante seu pontificado na igreja, como por exemplo a até pouco tempo na legislação não permitia que no lavar pés, mulheres participassem. Precisamos superar essa divisão de igreja de dois grupos de hierarquia e laicato. “Como pensar a estrutura social da igreja em termos de hierarquia e laicato, ou de comunidades, carismas e ministérios”, mencionou o padre. Doc 62 (º n104 e 105)

plugins premium WordPress