Em meados do mês de junho de 2022 acontece a 40ª Assembleia Geral Ordinária (AGO) do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) com o tema “Sinodalidade e Missão – Leigos e Leigas em saída para as periferias”. A base é o texto do livro do profeta Isaías, capítulo 30, verso 21, que diz “…o caminho é este. É por aqui que vocês devem ir”.
Por: Roberto (Beto) Mistrorigo Barbosa
O mapa litúrgico da 40ª AGO suscita temas como partilha, acolhimento, missão em busca dos crucificados (pobres), cuidado e amparo. No evento também haverá ação de graças pelos 70 anos do CNBB e a eleição da presidência para o próximo período.
A sinodalidade significa a disposição da Igreja como um todo em fazer seus membros caminharem de maneira coesa com o propósito da disseminação do Evangelho, recuperando assim a DIGNIDADE de todos os BATIZADOS no interior da comunidade Eclesial, reconhecendo-os como SUJEITOS ATIVOS na missão EVANGELIZADORA. Descarta-se também uma noção centralizada no clero, reconhecendo a missão do mesmo no conjunto, mas abrindo espaço para atuação de todas e todas.
Destacam-se também nessa visão o reconhecimento da dignidade e do papel do laicato na evangelização, respeito à liberdade do cristão, diálogo sincero com a sociedade atual e maior espaço para as mulheres na Igreja, além da amplitude no encontro das sabedorias presentes nas outras Igrejas cristãs e em outras religiões em busca de justiça e paz no mundo.
Para enriquecer o debate, anunciamos que até a data do evento será publicada uma série de artigos de integrantes da Rede de Multiplicadores no site nacional do CNLB, sempre tratando do tema e do lema da 40ª AGO.
Desse modo, queremos chamar a atenção do laicato brasileiro para participar do evento e, mais do que isso, compartilhar essa visão inclusiva em busca de soluções para problemas que se acumulam em nosso país nos tempos atuais. Temos uma missão, temos um caminho, vamos andar nele.