Somos cristãos leigos e leigas, dos diversos regionais e organizações da Igreja do Brasil, reunidos no VII Encontro Nacional do Laicato, realizado na cidade de Cuiabá, Estado do Mato Grosso, Regional Oeste 2, no período de 20 a 23 de junho de 2019, exercitando um novo olhar e um novo agir, sobre as diversas realidades do nosso país. Nesse momento desejamos manifestar, através dessa moção de apoio, solidariedade e aplausos a você, Papa Francisco, por seu testemunho e serviço, junto à nossa Igreja e também a toda à humanidade e a criação.
Desejosos de uma espiritualidade comprometida e felizes com a forma como vem exercendo o legado de Jesus Cristo, a exemplo de Francisco de Assis, ao abraçar os pobres e ao buscar o caminho da cultura da paz e o cuidado com toda a criação, percebemos o quanto a sua contribuição nos desinstala e nos convida a despertar outros irmãos e irmãs, apresentando o caminho da pobreza, da paz e do cuidado.
A Encíclica Laudato Si’ é um apelo à forma de viver, através da crítica às forças presentes na sociedade excludente e tecnocrática, que leva a perder de vista a complexidade dos vínculos e das interações: “a tecnologia, que, ligada à finança, pretende ser a única solução dos problemas, é incapaz de ver o mistério das múltiplas relações que existem entre as coisas e, por isso, às vezes resolve um problema criando outros” (LS 20). “A ecologia integral nos permite recuperar o apelo à responsabilidade humana, evidente quando se considera o lugar que o ser humano ocupa no plano das relações ecossistêmicas” (Instituto Humanitas Unisinos (IHU), 11/04/19).
Você, Francisco, recriou a Doutrina Católica sobre a natureza da pessoa humana em relação à Terra e à Casa Comum.
Enquanto batizados, renovamos nosso compromisso e nos unimos com os dois eventos que seguem nos próximos meses: o Sínodo para a Amazônia e o Encontro que está convocando, para os dias 26 a 28 de março de 2020, “A Economia de Francisco”. Em orações (ora + ações) estaremos juntos nesse pacto a favor da ética, da justiça e do bem viver de todos, afinal “Eu vi, ouvi e desci” (Ex 3.7-8).
No nosso VII Encontro, refletimos sobre os nossos clamores e como eles se realizam. Queremos nos solidarizar com você e com todos os pastores locais, mas também com todos os povos, como ‘Sujeitos Eclesiais’, construtores de um novo mundo, com novas relações.
Encaminhamos em anexo, a síntese do VII Encontro Nacional do Laicato do Brasil.
Abaixo uma estrofe do canto de autoria do prof. Luiz Augusto Passos, que abriu uma das conferências e que nos motivou a lhe escrever esta moção:
“Canta Francisco, com a voz dos Pobres
Tudo que atreveste a mudar
Canta novo sonho, sonho de Esperança
Que a liberdade vai chegar.
Canta Francisco, com a voz dos Pobres
Tudo o que atreveste a mudar
Canta novo sonho, sonho de Menino
Novo céu e terra vai chegar.”
Cuiabá, 23 de junho de 2019.
VII Encontro Nacional do Conselho Nacional do Laicato do Brasil
Marilza José Lopes Schuina – Presidente