Assembleia Geral Ordinária do CNLB Regional Sul 1 Reflete Sobre Esperança e Caminho Sinodal

Assembleia Geral Ordinária do CNLB Regional Sul 1 Reflete Sobre Esperança e Caminho Sinodal

Entre os dias 14 e 16 de março de 2025, a Casa de Retiro Emaús, em Araras/SP, foi palco da Assembleia Geral Ordinária do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) – Regional Sul 1. O evento reuniu leigas e leigos representantes dos conselhos diocesanos, organizações filiadas e equipes de articulação do regional, promovendo um espaço de reflexão e planejamento para a atuação dos cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade.

A Assembleia teve como tema “Ancorados na Esperança, Peregrinamos Rumo à Civilização do Amor”, inspirando-se na mensagem do Papa Francisco e na preparação para o Ano Jubilar.

A fundamentação teológica do encontro destacou a esperança como elemento central da caminhada cristã, baseada na exortação de Romanos 5,5: “A esperança não nos decepciona!”.

Os participantes foram conduzidos a momentos de espiritualidade e Fraternidade a partir das assessorias do padre Luis Fernando, secretário executivo da CNBB e pelo professor mestre Cláudio Maurício Zorzan.

Um dos objetivos da assembleia foi fortalecer o papel do laicato como protagonista na construção de um mundo mais justo e fraterno, promovendo o amor cristão e a sinodalidade na caminhada eclesial.

Além dos aspectos reflexivos, a Assembleia discutiu diretrizes para a atuação do CNLB Regional Sul 1 no próximo período, buscando fortalecer a organização dos cristãos leigos e leigas nas dioceses e ampliar o compromisso com a transformação social à luz do Evangelho.

A assembleia também escolheu seus representantes à Assembleia Nacional do Laicato, a acontecer no feriado de Corpus Christi, na casa da Mãe Aparecida. São eles, Luiz Vitório Orti, de Bauru; José Artur Sousa, de Campo Limpo; Maria Angela Palma Ribeiro, de Jundiaí; Antônio Zanon, do Belém e Yvie Cristina Favero de Souza, da Diocese de Santos.

O encontro encerrou-se com a reafirmação do compromisso de todos os presentes em serem sinais vivos de esperança em suas comunidades, impulsionando o laicato a agir com coragem e fé na construção da Civilização do Amor.

Junto ao bispo referencial do CNLB Regional Sul 1, Dom Vicente Costa e do presidente do Conselho em São Paulo, José Luiz Gomes, Lucilia Vicente Fonseca, Yvie Favero, Dom Vicente, Maria de Lourdes Afonso, Maria Emília P Castro

plugins premium WordPress