alt="42ª AGO do CNLB em Manaus, Amazonas"

42ª AGO: Cristãs leigas e leigos, Testemunhas do Reino

A 42ª AGO do CNLB, entre 30 de maio e 2 de junho em Manaus, discute temas como meio ambiente, justiça social, e sinodalidade

Entre os dias 30 de maio e 2 de junho, em Manaus, Amazonas, acontece a 42ª Assembleia Geral Ordinária (42ª AGO) do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB). Este organismo do Povo de Deus articula e congrega os cristãos leigos e leigas, que são os fiéis católicos fora do clero e da vida religiosa consagrada.

Durante a Assembleia, é feita uma análise de conjuntura social, política e eclesial do Brasil, com reflexões iluminadas pela Palavra de Deus. Nesta edição, serão firmados três compromissos a partir de grandes eixos que serão feitos em formato de tendas:

  1. Testemunhando a Integridade da Criação: Serão debatidas questões como o cuidado com a Casa Comum, o meio ambiente, mudanças climáticas e a vida do povo na Amazônia. Esta reflexão é ainda mais necessária devido à situação da tragédia climática e ambiental no Rio Grande do Sul.
  2. Testemunhando uma Sociedade de Justiça e Paz: Haverá reflexões sobre como os valores cristãos podem permear a sociedade, promovendo a transformação em busca de justiça social e uma cultura de paz.
  3. Testemunhando uma Igreja Sinodal: Discutirá a corresponsabilidade entre o laicato, o clero e a vida religiosa consagrada nos rumos da Igreja, valorizando o protagonismo dos cristãos leigos e leigas e combatendo o clericalismo e o autoritarismo.

A experiência das tendas é uma prática do Sínodo da Amazônia, mas também da CF 2024 de alargar as tendas para acolher os irmãos e irmãs, e o livro de Ezequiel é a indicação de estudo bíblico para 2024. “Armar a tenda é algo muito característico aqui na Região Norte e assim cada um dos testemunhos visa levar a uma análise conjuntural nos aspectos das respectivas tendas”, finalizou Francisco Meireles, presidente do CNLB Norte 1.

Iluminação Bíblica e Lema da 42ª AGO

Este ano, a 42ª AGO tem o lema “Cristãs leigas e leigos, Testemunhas do Reino” e a iluminação bíblica “Quanto a nós, não podemos nos calar sobre o que vimos e ouvimos” (At 4,20).

O lema deste ano é inspirado na palavra geradora TESTEMUNHO, dentro da trilogia em preparação do Jubileu de Ouro do CNLB: PROFECIA-TESTEMUNHO-MEMÓRIA. “O compromisso batismal que todos nós recebemos de continuar a missão de Jesus, somos chamados a testemunhar o Reino, em especial, na sociedade”, exclamou o secretário geral, lembrando que testemunhar o Reino significa ajudar a construir o Reino e denunciar tudo aquilo que impede a construção da Civilização do Amor.

Com relação à iluminação bíblica, o versículo escolhido aponta para a PROFECIA e não se calar a tantos males na sociedade e assim promover o testemunho, assim como os apóstolos, relatado no livro dos Atos. “É necessário falar e testemunhar os valores do Evangelho em meio a tantos ataques à integridade da criação, em especial aqui na Amazônia, com o cuidado da Casa Comum, também testemunhando uma Sociedade de Justiça e Paz”, reforçou, o presidente do CNLB Norte 1, Francisco Meireles.

Estatuto do CNLB é pauta de Assembleia Extraordinária

Durante a 42ª AGO, o Estatuto do CNLB será revisado. Para isso será instalada, no sábado (01/06), Assembleia Geral Extraordinária (AGE). O GT de Revisão do Estatuto sistematizou as propostas de revisão que serão apresentadas aos delegados e delegadas para aprovação, destaques ou revisões durante a AGE.

Márcio Oliveira, secretário geral do CNLB, recorda que o estatuto do CNLB prevê que questões muito importantes podem ser debatidas em uma assembleia extraordinária. “Questões muito especiais o Estatuto pede que seja convocada uma Assembleia Extraordinária dentro da Assembleia Ordinária, como é feita com a eleição da presidência a cada triênio”, recordou o secretário, lembrando que a legislação civil do Brasil impõe que o estatuto do organismo seja revisado e adequado a essa nova realidade.

Vanda Maria, vice-presidente do CNLB, lembra que esse é um momento muito especial, pois o Estatuto não é revisado há 20 anos. “As propostas são o resultado de um longo processo de escuta dos regionais e organizações filiadas do CNLB para que se faça essa reformulação do Estatuto”, observou a vice-presidente, lembrando que esse é um momento muito importante para nossa caminhada e nossa história.

CNLB se prepara para celebrar 50 anos de missão no Brasil

Desde 2023, o CNLB está em um itinerário de três anos para celebrar seu Jubileu de Ouro em 2025. Foram escolhidas três palavras-chave que norteiam este triênio: profecia (2023), testemunho (2024) e memória(2025). No ano passado, a 41ª AGO foi realizada nas terras de Dom Helder Camara, fundador da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na Arquidiocese de Olinda e Recife.

Durante a edição deste ano em Manaus, será escolhido o local para celebrar os 50 anos do CNLB. A ideia é realizar o evento em uma cidade com santuário, onde peregrinações de cristãos leigos e leigas são comuns, irradiando a celebração do chão da Amazônia para o Brasil.

Vanda Maria lembra que nesse momento de escolha do local para assembleia de 2025, a 43ª AGO, também será momento de pensarmos no 8º Encontro Nacional de Cristãos Leigos e Leigas que acontece simultaneamente. “A ideia é que se faça em um local de grande peregrinação de cristãos leigos e leigas para celebrar o Jubileu de Ouro do CNLB e o Jubileu Peregrinos da Esperança em 2025”, finalizou a vice-presidente.

Pesquisar no site

Notícias recentes

plugins premium WordPress