O Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) se manifesta em apoio à nota pública emitida pelo Observatório de Comunicação Religiosa (OCR), alertando sobre os riscos da parceria entre a TV Canção Nova e a produtora Brasil Paralelo. A empresa é conhecida por seu alinhamento com ideologias de extrema-direita e pela divulgação de teorias conspiratórias e notícias falsas, já contestadas por entidades como a Associação Nacional de História e o Tribunal Superior Eleitoral.
A TV Canção Nova, como parte da Comunidade Católica, deveria ter o compromisso de transmitir conteúdos em sintonia com os princípios do Evangelho e as orientações da Igreja Católica. O CNLB exorta os cristãos e cristãs a discernirem criticamente a programação veiculada e a defenderem a ruptura dessa parceria.
A comunicação é um espaço importante de atuação para os cristãos leigos e leigas, que têm o dever de administrar as questões temporais à luz do Reino de Deus. Conforme o Documento 105 da CNBB, o comunicador cristão deve pautar-se por critérios éticos, competência técnica, e uma profunda vivência espiritual e eclesial, visando sempre o bem comum.
O CNLB reitera que a defesa da verdade e da paz, pilares essenciais do Evangelho, deve ser o objetivo primordial de qualquer veículo de comunicação de inspiração cristã.