Líderes cristãos leigos e leigas participam do 17° Seminário dos Bispos Referenciais para o Laicato e para as CEBs

A atividade aborda desafios pós-pandemia, sinodalidade, novas diretrizes e planejamento para o futuro do Laicato no Brasil, entre os dias 22 e 25 de agosto de 2024.

Entre os dias 23 e 25 de agosto, ocorreu o 17° Seminário dos Bispos Referenciais para as CEB’s e para o Laicato, contando com a participação da Presidência do CNLB e Presidentes dos CNLBs Regionais, Ampliada Nacional das CEBs, CHARIS, CEFEP, CBJP e representantes das Famílias dos Carismas, dos Movimentos e Associações Laicais atuantes no Brasil.

Na manhã de sexta-feira (23/08), os participantes se dedicaram à análise de conjuntura político-sócio-econômica e eclesial, refletindo sobre os desafios enfrentados no período pós-pandemia. Durante a tarde, o foco foi a vivência da Sinodalidade, com a apresentação de experiências que já demonstram comunhão e unidade nas comunidades.

O sábado (24/08) foi reservado para a discussão sobre as novas diretrizes do Laicato, o Jubileu da Esperança, a COP30, além da partilha dos Bispos Referenciais sobre o investimento na missão do Laicato.  No domingo (25/08), foram apresentadas as ações das diversas expressões laicais e definidos os encaminhamentos para o 18° Seminário dos Bispos Referenciais para as CEB’s e para o Laicato. Foram profundos e edificantes os momentos de oração durante os quatro dias e Celebrações Eucarísticas.  Na celebração final, aconteceu o envio missionário da presidente do CNLB, Sônia Gomes,  para a 2ª Sessão do Sínodo sobre a Sinodalidade, em outubro, no Vaticano.

plugins premium WordPress