Nossa Senhora do Carmo

Por: Irmã Maria Freire da Silva, ICM

Na Bíblia, o Monte Carmelo é a imagem da beleza e da prosperidade. A vegetação era abundante e suas encostas eram muito produtivas. Carmelo sofreu menos com outras regiões que a seca, graças à proximidade do mar. Por outro lado, o nome “Carmelo” vem de uma raiz etimológica que significa “jardim”.

No primeiro livro dos reis, é narrado o episódio que tornou famosa a montanha de Carmelo. Ele fala da luta que o profeta Elias (século 9 a C) travou contra os sacerdotes de Baal para estabelecer qual era o verdadeiro Deus a ser invocado. A seca mortal que atingiu Israel só terminou quando o sacrifício de Elias, oferecido com verdadeira fé, restaurou a aliança entre o Deus de Abraão e o povo escolhido (1Rs, 18). Desde então, no simbolismo bíblico, o Monte Carmelo tornou-se um lugar de alta espiritualidade, uma imagem da fidelidade de Deus e de sua providência. Ao longo dos séculos, o Carmelo manterá sua vocação particular, de “Monte da decisão” [para Deus] e “Monte dos verdadeiros profetas”.

“O hino do Magnificat, proclamado por Maria ao Isabel manifestar a alegria, revela a sua humildade e espiritualidade profunda, proclamando as maravilhas que Deus realizou nela e a misericórdia que Ele estende sobre o povo, dispersando os orgulhosos e exaltando os humildes (cf. 1, 46-55); Assim, Maria é Virgem entregue à oração, que antecipa voz da Igreja (cf. Marialis Cultus 18), exaltando e glorificando a Deus. Fez-se discípula de Cristo, proclamando a respeito de si mesma que todas as gerações a chamariam de bem-aventurada (cf. 1,48), sendo que a bem-aventurança no Evangelho é qualidade daqueles que seguem a Cristo e seu Reino (cf. Mt 5,1-11; Lc 6, 20-23). Era fiel na tradição religiosa do seu povo, apresentando Jesus no templo conforme a lei de Moisés (cf. Lc 22,22-38) e o levando todos os anos para Jerusalém por ocasião da Páscoa (cf. Lc 2, 41).”

No final do século XII, nessa mesma montanha, alguns eremitas, unidos por uma única “regra” de vida, consagraram suas vidas a Deus em oração e trabalho. Eles passaram a maior parte do dia em celas soltas esculpidas na rocha não muito longe um do outro e, no entanto, se encontraram juntos pelos numerosos momentos de oração e refeições. Imediatamente eles entenderam que a Virgem Maria representava o ícone sumário da vida totalmente consagrada a Deus e, portanto, de sua própria vida. Não é por acaso que a primeira igreja que os eremitas construíram no Monte Carmelo foi dedicada à Virgem Santa. Sua escolha logo teve uma forte ressonância se o fato merecesse ser mencionado em um “guia” para os peregrinos da Terra Santa, escrito por volta de 1230: “Ao lado do monte Carmelo, há um lugar agradável, onde vivem os eremitas latinos, chamados frades do Carmelo. Há uma pequena igreja da Virgem. A água boa, que flui das rochas, é abundante nesses lugares “.

O Monte Carmelo, onde, segundo a tradição afirma que a Sagrada Família parou aqui no caminho de volta do Egito, é uma cadeia de montanhas, localizada na Alta Galiléia, uma região do Estado de Israel e que se desenvolve na direção noroeste-sudeste de Haifa para Jenin. Entre 1207 e 1209, o patriarca latino de Jerusalém (que então era baseado em San Giovanni d’Acri), Alberto di Vercelli, redigiu os primeiros estatutos para os eremitas do Monte Carmelo (a chamada regra primitiva ou fórmula vitae). Os carmelitas nunca reconheceram o título de fundador a ninguém, permanecendo fiéis ao modelo que via no profeta Elias um dos pais da vida monástica.

Devoção a Maria com o título: N. Sra. do Monte Carmelo

Nossa Senhora do Monte Carmelo é o título dado à Bem – aventurada Virgem Maria em seu papel de padroeira da Ordem Carmelita . Os primeiros carmelitas foram cristãos eremitas que moravam no Monte Carmelo, na Terra Santa, no final do século XII e início do século XIII. Eles construíram uma capela entre seus eremitérios, que eles dedicaram à Santíssima Virgem, a quem eles conceberam em termos de cavalaria como a “Senhora do lugar”. Nossa Senhora do Monte Carmelo foi adotada no século XIX como a padroeira do Chile na América do Sul.

Desde o século XV, a devoção popular à Madonna do Monte Carmelo está centrada no Escapulário da Madonna do Monte Carmelo, também conhecido como Escapulário. Tradicionalmente, diz-se que Maria deu o escapulário a um carmelita chamado San Simone Stock . A festa litúrgica da Madonna do Carmine é comemorada em 16 de julho.

A solene festa litúrgica de Nossa Senhora do Monte Carmelo foi provavelmente a primeira celebrada na Inglaterra na última parte do século XIV. Seu objetivo era agradecer a Maria, padroeira da Ordem Carmelita, pelos benefícios que ela lhe concedera durante seus difíceis primeiros anos. A instituição da festa pode mais tarde ter reivindicado o título “Irmãos da Bem-Aventurada Virgem Maria” em Cambridge, Inglaterra, em 1374. A data escolhida foi 17 de julho; no continente europeu, esta data1 está em conflito com a festa de Santo Alessio, que exige uma mudança para 16 de julho, que continua sendo a festa da Madonna do Monte Carmelo em toda a Igreja Católica . A poesia latina “Flos Carmeli ” (que significa” Flor do Carmelo “) aparece pela primeira vez como a sequência desta Missa .

Sobre esta passagem, São João Paulo II escreve na Redemptoris Mater, parágrafo 13, que a Mãe de Deus “respondeu, pois, com todo o seu ‘eu’ humano e feminino. Nesta resposta de fé estava contida uma cooperação perfeita com a ‘prévia e concomitante ajuda da graça divina’ e uma disponibilidade perfeita à ação do Espírito Santo, o qual ‘aperfeiçoa continuamente a fé mediante os seus dons”.

De acordo com o Concílio Vaticano II, Maria está no coração do mistério de Cristo e da Igreja, pois Deus quis que Jesus, Cabeça da Igreja, nascesse de suas entranhas. Prenunciada no Antigo Testamento, ela é apresentada, dentro do Novo Testamento, como aquela que aceitou ser cooperadora do projeto divino de salvação, e como a perene associada de todo o trajeto de Jesus Cristo. Por isso, é venerada como a Mãe dos cristãos, na ordem da graça, experimentando a Igreja sua intercessão fraterna (LG, n. 55-62).

No N. 53. da LG, afirma:  “efetivamente, a Virgem Maria, que na anunciação do Anjo recebeu o Verbo no coração e no seio, e deu ao mundo a Vida, é reconhecida e honrada como verdadeira Mãe de Deus Redentor. Remida dum modo mais sublime, em atenção aos méritos de seu Filho, e unida a Ele por um vínculo estreito e indissolúvel, foi enriquecida com a excelsa missão e dignidade de Mãe de Deus Filho; é, por isso, filha predilecta do Pai e templo do Espírito Santo, e, por este insigne dom da graça, leva vantagem á todas as demais criaturas do céu e da terra. Está, porém, associada, na descendência de Adão, a todos os homens necessitados de salvação; melhor, “é verdadeiramente Mãe dos membros (de Cristo)…, porque cooperou com o seu amor para que na Igreja nascessem os fiéis, membros daquela cabeça” (173). É, por esta razão, saudada como membro eminente e inteiramente singular da Igreja, seu tipo e exemplar perfeitíssimo na fé e na caridade; e a Igreja católica, ensinada pelo Espírito Santo, consagra-lhe, como a mãe amantíssima, filial afeto de piedade.

Escapulário

A Virgem Maria entrega a São Simão Stock o escapulário (Sec. XIX; Igreja de Santa Maria da Vitória, Roma).

Referências bibliográficas

Disponível em: https://www.famigliacristiana.it/articolo/la-madonna-del-carmine-e-la-storia-dello-scapolare-.aspx. Acesso em 03/07/2020.

plugins premium WordPress