A Presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil, Sonia Gomes de Oliveira, juntamente com o Presidente e o Assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, dom Giovane Pereira de Melo e Laudelino Augusto, encerram presença e participação no Seminário Internacional promovido pelo Dicastério para os Leigos, Família e Vida nesta semana, no Vaticano.
O tema do Seminário foi “Pastores e Leigos, são chamados a caminhar juntos”, cujo objetivo era uma ampla reflexão desta relação entre pastores e cristãos leigos e leigas, que são chamados a caminhar e evangelizar juntos.
Por ocasião do Seminário, Sônia representando o CNLB, fez uma apresentação sobre a experiência que o Brasil teve enquanto avanços e desafios após a realização do Ano Nacional do Laicato, partilhando assim a experiência da Igreja do Brasil, servindo como referência para outros países que estão realizando ou que irão realizar ano do Laicato.
Os participantes tiverem um momento reservado com o Papa Francisco, que em sua pregação falou sobre a relação entre pastores e cristãos leigos que deve ser profunda e fecunda, não devendo os cristãos leigos serem vistos como hóspedes na Igreja, mas como corresponsáveis na missão.
Outro destaque da delegação brasileira foi um almoço com o novo secretário do Dicastério para os Leigos, o Sr. Gleison de Paula Souza, que é brasileiro com origem na Diocese de Itabira-Cel Fabriciano. O grupo ainda fez visita para conhecer e dialogar com equipes da Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO), Órgão da ONU com sede em Roma, onde buscaram interlocução e apoio às propostas de combate à fome, uma vez que a CF2023 trata sobre este tema.