VOCAÇÃO DO CATEQUISTA, “AMADOS E CHAMADOS POR DEUS”!

 “És precioso aos meus olhos. Eu te amo” (Is 43,1-5).

Por: Dalva Maria de Almeida

Todos os anos no mês de agosto contemplamos com grande entusiasmo todas as vocações que são frutos do amor e do chamado que Deus faz a cada um de nós batizados, e em particular e para uma tarefa específica.

Neste texto reflexivo vamos olhar com profundidade uma destas vocações e a dimensão que ela alcança para garantir um serviço a todo ser humano na sua base religiosa, de vida de fé e sacramental. Esta vocação é a dos catequistas, homens e mulheres amados e chamados por Deus para servir, para ecoar os ensinamentos de Jesus e a sua Santa Palavra!

A Palavra de Deus nos apresenta a vocação como um chamado. Para que Deus nos chama?  No princípio Deus nos amou e nos fez, a partilha deste amor gerou o chamado que Ele faz a todos, e, para alguns a serem catequistas! Ser é o início da travessia daquele que vai crescer neste amor e se tornar um educador da fé e partilhar esta felicidade de dar a conhecer aquele que nos criou: Deus e todo percurso que envolve sua divindade e humanidade.

Ser catequista é dádiva que se recebe do Senhor e se desenvolve no interior da comunidade cristã e na sociedade, com alegria e entusiasmo. É ser um grande educador da fé! Mas o que é a fé? Ela se traduz na adesão à pessoa de Jesus Cristo! A vocação catequética exige caminhada e itinerário de fé que também o catequista percorre para se tornar o pedagogo(a) da fé! Aquele que introduz no caminho e no seguimento a Jesus Cristo e sua Igreja. Em tempos atuais dizemos do itinerário catecumenal, isto é o caminho inicial da vida cristã que visa  formação cristã, inicial e permanente, a perseverança e o acompanhamento na fé, que apresenta todas as etapas exigidas por este caminho que tem como beleza o pleno conhecimento de Jesus Cristo, sua pessoa e ações em cumprimento à vontade e plano de salvação do nosso Deus para a humanidade!

A vocação do catequista inicia-se com a própria introdução pessoal  nos sacramentos iniciais que garantem a inserção futuramente através do chamamento do Senhor ao compromisso do anúncio da Palavra de Deus e serem testemunhas dos valores do Reino que através do trabalho catequético fará com quem muitos adiram ao Projeto Libertador e Salvador de todo gênero humano.

Catequistas, amados e chamados para serem testemunhas dos valores do Reino, porta-vozes da mensagem libertadora do Mestre que diz para aquele que catequiza: “És precioso aos meus olhos. Eu te amo” (Is 43,1-5). Aquele que caminha constantemente num itinerário a partir de Cristo e por Cristo! Isto nos recorda a passagem bíblica dos Discípulos de Emaús  que ao ouvir o Mestre e deixar se envolver por sua presença sentiram um forte ardor e um abrasar de corações que os convidava a olhar e contemplar diferente aquele forasteiro que parecia sem rumo, mas tinha uma beleza infinita ao falar e ao propor um caminho de salvação!

“Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles” (Lc 24,15) 

Catequista, o introdutor na fé, aquele que primeiro caminha com o Mestre para depois indicar, apontar o caminho que é Jesus, àqueles e àquelas que precisam encontrar-se com o Senhor neste Caminho e contemplar a beleza que irradia deste Mestre humano e divino! A Catequese é um verdadeiro caminho do Discipulado de Jesus! No caminho gera uma curiosidade do próprio Mestre: o que os catequistas andam conversando no caminho? Quando Jesus faz esta pergunta é necessário dirigir à Ele um olhar de contemplação porque naquele momento ele é o estrangeiro, como se estivesse invadindo o espaço dos nossos corações!

Catequista também é aquele ou aquela que rompe os muros que separam da pessoa de Jesus Cristo e experimenta a grande alegria de tê-lo encontrado, como se encontra um tesouro de grande valor: “Outrossim o reino dos céus é semelhante ao homem, negociante, que busca boas pérolas; e, encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha, e comprou-a” Mt 13,45-46. É praticante da Palavra que faz arder o coração e revela Jesus para nós e do pão que se partilha que mata a fome de Deus, o pão que é Jesus Cristo:  “Nosso coração arde quando Ele fala, explica as Escrituras e parte o pão” (Lc 24,13-34).

Verdadeiros discípulos e discípulas, que convidam e inserem tantos catequizandos no discipulado missionário de Jesus Cristo, para que apresentando Jesus aos povos todos tenham vida e vida em plenitude!

O itinerário catequético em nossos dias precisa aprender de Jesus a sua pedagogia amorosa que não deixa ninguém à margem do caminho, mas ao contrário insere num processo libertador e humanitário, num percurso querigmático e mistagógico que anuncia as grandes maravilhas de nosso Deus e mergulha  aqueles que aderem num grande processo de fé vivida e testemunhada!

A vocação dos Catequistas faz com que eles ao se encontrarem com o Mestre deixam-se seduzir por Ele,  voltam correndo para a comunidade para partilhar esta experiência com os seus catequizandos: crianças, adolescentes, jovens, adultos, enfermos, pobres, todos os destinatários deste plano de Salvação!

O Mestre vos chama, queridos catequistas do nosso imenso Brasil! Parece difícil percorrer este caminho transformador, mas será sempre gratificante! O mundo exige catequistas, pessoas despojadas de si mesmo e mergulhadas no Corpo Místico de Cristo que garantem a vida de todos e que buscam conjuntamente a alegria de servir e do conhecimento pleno da beleza que é o nosso Deus!

O ser humano tem um desejo infinito de Deus e uma sede contínua de tua palavra! Por isso Deus chama catequistas, para serem interlocutores e mediadores desta presença salvífica do nosso Mestre na vida de todos. A fé em Jesus Cristo vai sendo despertada com a ajuda dos catequistas aos poucos e vai despertando tanto o amor e todas as virtudes humanas e teologais.

“Ser catequista requer amor: amor cada vez mais forte a Cristo, amor ao seu povo santo” Papa Francisco.

Os catequistas neste mundo atual são enviados ao mundo dessacralizado e secularizado, marcado por tantas violências e perturbações de ordem política, religiosa, econômica e social. Encontram no caminho tanto sofrimento humano expressados em tantos rostos tristes e desanimados, verdadeira expressão de um mundo empobrecido e com as suas causas humanas tratadas com muita indiferença! Aí reside o grande desafio de catequizar as presentes gerações para garantir o futuro das famílias e das nações!

Caminhem mesmo entre luzes e sombras construindo uma nova Civilização onde o ódio ceda lugar para o amor, onde a guerra tenha sua derrota pela paz, onde o sonho de Deus de novos céus e nova terra seja uma realidade! É necessário voltar para a Galileia e refazer o caminho, o itinerário da fé!

Não percam de vista o sentido da vocação e da experiência do encontro com o Mestre, o Mestre os aguarda no caminho e estará convosco até o fim dos tempos! Faça da sua vocação uma oferta agradável ao Senhor com as inspirações do Espírito Santo!

Seja uma pessoa de espiritualidade trinitária, mariana, bíblica deixando se envolver por esta Santa Palavra, tendo sede samaritana deste Deus! Contagia com sua alegria, sua vida e trabalho catequético a todos que encontrar no caminho…o caminho é Jesus Cristo: Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”. O Ressuscitado estará sempre no seu caminho e o seu trabalho será sempre Ressurreição!

Ser catequista é revelar a beleza da experiência da vida e da fé, educando a fé como uma arte; buscando toda fonte desta beleza que é Jesus Cristo: o amor revelado pelo Pai;  tendo no anúncio querigmático a beleza da Palavra; comunicando esta Palavra para que todos possam experimentar a Deus na pessoa do Verbo Encarnado.

Neste ano de 2020 o Mês Vocacional tem grande inspiração no tema: “Amados e chamados por Deus”, e lema: “És precioso aos meus olhos. Eu te amo” (Is 43,1-5).

Parabéns a todos(as) catequistas pelo seu dia especial que neste ano será celebrado no dia 30 de agosto!

plugins premium WordPress