FUNDEB pra Valer

Nesta terça-feira, 21/07/2020, tivemos uma vitória da educação pública,  a Câmara Federal Aprovou  a PEC( proposta de emenda à Constituição) que renova o  FUNDEB( Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).

Por: Iraci Ferreira Leite

Este fundo garantirá que os mais desfavorecidos tenham direito a uma educação pública de qualidade e o CAQ ( Custo Aluno Qualidade) seja preservado.

Teremos  a participação da União em 18%, além de destinação adicional de 5% para a educação infantil. Assim a União participará com o total de 23%, acréscimo de 2% em 2021, crescendo gradativamente em 6 anos até os 13% adicionais, completando os 23%. O governo federal atuou até o último minuto pela não aprovação do fundo, mas foi derrotado pela pressão dos movimentos sociais, professores, sindicatos, artistas, intelectuais  que se empenharam na divulgação de vídeos e encaminharam mensagens a todos os deputados federais pedindo a aprovação do relatório da professora Dorinha,  sem alterações.

A PEC estabelece que pelo menos 70% do FUNDEB  seja usado para  o pagamento de salários de profissionais da educação. Hoje, a regra estipula um percentual mais baixo, de 60%, e apenas com salários de professores. A proposta proíbe ainda o uso dos recursos do FUNDEB  para pagamento de aposentadorias e pensões.

Como equipista e coordenadora do Fórum Municipal MOVA SP, movimento de alfabetização de alfabetização de jovens, adultos e idosos criado por Paulo Freire quando Secretário Municipal de Educação de São Paulo,  sinto-me preocupada agora que o FUNDEB vai ser submetido ao Senado. A mobilização social precisa continuar para que não haja emendas  que  descaracterizem o fundo e a educação de todas e todos garantida pela Constituição .

A luta continua.

Iraci Ferreira Leite – Equipes Docentes do Brasil – São Paulo

plugins premium WordPress