XVII domingo comum

O jovem Salomão tem um comportamento de estadista, e herdeiro de Davi, reconhecendo que só pode governar com o auxílio divino e pede este auxilio. Deus esperava que Salomão fosse pedir longos anos de vida, riquezas e a morte dos inimigos, mas ele pediu sabedoria para praticar a justiça e o discernimento entre o bem e o mal. E Salomão tornou-se um rei sábio e inteligente, exemplo para todos aqueles que detém autoridade.

Por: Dom Sergio Eduardo Castriani

 Salomão tem consciência de que é descendente de Davi, por vontade divina. O povo que ele deve governar é o povo de Deus. Como o salmista ele também escolhe Deus e observar a Palavra de Deus como sua herança. A lei vale mais do que milhões em ouro e prata. A Palavra do senhor o ilumina, é fonte de prazer. Salomão é como aquele homem que encontrou um tesouro escondido num campo, que descobriu um tesouro, ou um comprador de pérolas que encontrou uma de grande valor. Eles vão, vendem tudo o que tem para ter o que encontraram.

O salmista ama os mandamentos mais que o ouro, muito mais que o ouro mais fino. Assim é o reinado de Deus. Todos temos responsabilidades diante de Deus. Como exercemos as nossas responsabilidades. Temos consciência de que somos simples operários e que a vontade de Deus deve acontecer? Também nós devemos pedir a graça do discernimento para fazermos a vontade de Deus.

Temos consciência disto e rezamos na oração inicial pedindo ao Senhor que redobre de amor para conosco e nos conduza de tal modo que abracemos os bens que não passam, mesmo tendo de usar os que passam.  Temos consciência de que tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus. Na nossa vida tudo tem sentido, porque assumida por Deus. Nada acontece por acaso. Fomos criados a imagem de seu Filho. Ele é o primogênito de muitos. E Deus predestinou a nós para que vivêssemos na justiça, e para isto nos chamou justificando-nos e nos glorificando.

Mas afinal o que é o Reino de Deus. Melhor é usar a expressão reinado de Deus. É de fato um mistério que Jesus apresentou em parábolas. Pelas de hoje sabemos que quem encontra o Reino dá tudo por ele. No salmo vemos uma pessoa que vive assim. Quando a Palavra toma conta da vida e é luz que ilumina, esta pessoa está no reinado de Deus. Quando o mundo funcionar como Deus quer então o reinado de Deus terá chegado. O Reino já está entre nós.  

Quando os pobres tem seus direitos respeitados, quando vivem em comunidade solidaria, quando a vida acontece no nascimento de uma criança, quando a vida é cuidada na velhice, quando somos nós mesmos sem nenhuma hipocrisia. Quando alguém perde a sua vida em favor dos outros. Quando imitamos Jesus nos nossos sentimentos. Ai está Deus reinando. Jesus ao anunciar o Reino coloca diante dos homens e mulheres de sua época a possibilidade de entrar no reinado de Deus aderindo a sua pessoa e ao seu projeto.

Deus nos escolheu no batismo, enviou-nos na crisma e se dá a nós como alimento na Eucaristia. Não somos melhores que os outros, mas somos gratos a Deus por nos ter escolhido para viver uma vida que é sinal do Reino.

Dom Sergio Eduardo Castriani Bispo Emérito da Arquidiocese de Manaus

plugins premium WordPress