“A vida por um fio!” campanha lançada em defesa da vida de defensores e defensoras de lideranças e comunidades.

Na tarde de hoje (18/06) a REPAM-Brasil, a Comissão Episcopal Especial para Amazônia e a Comissão das Pastorais Sociais da CNBB e entidades que atuam na proteção de lideranças e comunidades ameaçadas pela atuação e militância na defesa dos Direitos Humanos, lançaram a Campanha A vida por um fio! de Autoproteção das Comunidades e Lideranças Ameaçadas.

Por: Patrícia Cabral

A campanha m por objetivos promover e fortalecer mecanismos não violentos de defesa e autoproteção de comunidades e pessoas ameaçadas e/ou criminalizadas por estarem afirmando o direito à vida e aos territórios, e os direitos da Mãe-Terra, denunciar em nível nacional e internacional a difusão da cultura do ódio, as ameaças e a impunidade em contextos de conflitos socioambientais, bem como as recentes políticas de desmonte dos direitos adquiridos pelos povos e comunidades e de retrocessos em Direitos Humanos, e defender e promover eficazes políticas públicas de proteção às comunidades e lideranças ameaçadas por promoverem lutas em defesa dos Direitos Humanos, dos territórios tradicionais e pelos direitos da Mãe-Terra.

A Campanha é coordenada pela REPAM e está sendo articulada, há alguns meses, por um grupo de organizações e movimentos particularmente empenhados na defesa de lideranças e comunidades ameaçadas por defenderem os direitos humanos, o território e o meio ambiente, sendo que várias delas são vinculadas à Igreja Católica e outras são organizações da Sociedade Civil. As entidades que propõem e organizam a Campanha são: • Cáritas Brasileira • Comissão Episcopal para a Amazônia e Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora da CNBB • Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP) • Comissão Pastoral da Terra (CPT) • Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) • Conselho Indigenista Missionário (CIMI) • Escola Nacional de Fé e Política (CEFEP) • Instituto Agostin Castejon (IAC) • Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (OLMA) • Pastoral Carcerária Nacional • REPAM-Brasil • Centro Popular de Formação Vida e Juventude • Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH) • Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH).

Entre os convidados para as mesas de debates estiveram Dom Valdeci Santos Mendes, bispo de Brejo, Dom Erwin Kräutler, bispo emérito do Xingu, Deputado Helder Salomão, Promotor Felício Pontes, Guto membro do CONTAG, Paulo Cesar Carbonari Coordenação nacional MNDH, Diana Melo SMDH e Flávio Marcos Gonçalves de Araújo da CPT.

Padre Dário Bossi lembrou que no sínodo já era muito claro a situação da criminalização dos defensores da vida na Amazônia. Aqueles que participam como seguidores de Jesus. A violência que permite o discurso de ódio, que se dá por que há uma constante impunidade. A violência é o aumento das armas com leis que permitem o porte em locais mais distantes. Os sistemas de violência que oprimem em nome da lei, que se quer outro caminho, o outro caminho da família de Jesus, o outro caminho que são cidades de refúgios. E apresentou os objetivos e as estratégias de proteção da campanha, eu que protejo você e você me protege, a visibilidade para denuncia e inibir o ameaçador.

Daniel Seidel que é um dos coordenadores da campanha falou que é uma campanha para autodefesa das lideranças nas áreas rurais de todo o Brasil e assim celebrando a vida e o testemunho daqueles e daquelas que lutam para defesa da vida das lideranças e de comunidades.

plugins premium WordPress