Caro diácono John, que hoje serve pela primeira vez como diácono

A volta do exilio foi para o povo de Israel um novo êxodo. Numa situação em que parecia impossível uma libertação. Deus enviou Ciro, que conquistou o império tornando possível a volta para casa dos judeus exilados. Ele é chamado de O ungido do Senhor. Que fique bem claro porem que Ciro agiu como instrumento do Senhor. Não houve nenhuma mudança do Senhor em relação a Israel e sua relação com Deus.

Por: Dom Sérgio Eduardo Castriani

 A história humana é conduzida por homens e mulheres que agem como Deus quer ou não. Deus usa os acontecimentos humanos para agir no mundo. Os acontecimentos da nossa vida estão ligados com a história das nações.

O John vem de um pais africano, onde o cristianismo apesar de novo, tem pouco mais de cem anos, tem um grande número de vocações e assim pode enviar missionários para o mundo. Mas nós temos um missionário no Quênia também, o Pe Jose Domingos, pois missão é comunhão entre as Igrejas. As autoridades dos dois países tem que aprovar como Ciro aprovou a construção do novo templo em Jerusalém.

No evangelho Jesus é desafiado pelos fariseus com uma pergunta que já sabiam a resposta. Jesus percebeu a maldade deles. Não importava a resposta que Jesus dissesse eles não aceitariam. Mas Jesus surpreende com a sua resposta simples e direta. O que é de Deus é de Deus, não pode ser dado aos homens. Nas moedas vinha esculpido a esfinge de Cesar para mostrar a quem pertencia e quem mandava naqueles lugares. Pois bem, devolva-se a Cesar o que é dele. Mas não coloque Deus nos seus negócios. Não use o nome de Deus em vão.

Na segunda leitura de hoje, Paulo se derrama em elogios a Igreja de Tessalônica dizendo que se recorda na oração da atuação deles na fé, do esforço na caridade e a firmeza da esperança. Era uma Igreja que possuía o Espirito Santo. Creio poder dizer a mesma coisa da comunidade católica de Rio Preto da Eva. Por isto o John encontrou um ambiente de fé junto aos seus irmãos de comunidade. Homens provados pela dor, mas firmes na esperança em dias melhores, vivendo a caridade que é a marca do cristão.

 O diácono é ordenado para servir, mas servir quem? Há sempre a tentação de servir quem nos serve, servir quem tem poder e dinheiro. O desafio está em servir os pequenos e últimos. Pôr-se a serviço dos pobres é dar a Deus o que é dele. Colocar-se a serviço dos que não contam na sociedade é colocar-se a serviço de Deus e do evangelho. John, você colocou sua vida como testemunho para as comunidades, de um serviço desinteressado por toda a vida.

Não tenha medo de que colocando-se a servir os outros farão você de bobo. Quando se tratar de uma nomeação não procure o lugar mais fácil. Quando chegar numa comunidade procure servir em tudo. Sá assim o serviço litúrgico terá sentido. Servir é servir e ponto final. Não espiritualize-o ministério.  Ao proclamar e evangelho na missa você já deve tê-lo proclamado na vida. Você é um missionário. Faça da Igreja local uma Igreja missionaria, comportando=se sempre como um missionário que veio pra somar e não dominar o rebanho.

Você será ordenado presbítero. Esperamos que não demore muito. Como presbítero você continuará diácono, servidor. Desejo a você muita alegria no serviço ao povo de Deus. Que esta alegria te acompanhe durante toda a vida. E nós nos alegraremos com você.               

Dom Sérgio Eduardo Castriani bispo emérito da Arquidiocese de Manaus

plugins premium WordPress