Celebração do Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas

Há 29 anos a Igreja no Brasil celebra o Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas no último domingo do ciclo litúrgico anual, unindo uma antiga tradição da Ação Católica, onde neste domingo se recordava o batismo como fonte da missão, com a celebração de Cristo Rei, que nos coloca frente à realidade do Reino que Jesus veio inaugurar, um contraponto aos poderes e poderosos de hoje.

Por:  Sônia Gomes de Oliveira

Da união destas duas realidades, temos o convite que se repete incansavelmente: iluminados pelo batismo, somos chamados ao serviço dos irmãos e irmãs e de toda a criação, como o próprio Jesus o fez: lavei os pés de todos, e sou o seu Senhor, quem tem autoridade, se faça servidor” (Canto de comunhão da CF 1996).

Diante da profunda crise política, econômica e social na qual o país está mergulhado, que se manifesta na retirada de Direitos e no desmonte do Estado de bem-estar social, ferindo invariante os pobres, o lema de 2020 Cristãos Leigos e Leigas: testemunho e profecia a serviço da vida é justamente este chamado a continuar a obra de Jesus, Eu vos chamei a serviço da justiça (Is 42,6).

Já é avançada a hora de levantarmos a voz e fortalecer o coro dos lúcidos na proteção irrevogável da vida, na defesa dos direitos humanos, no amparo dos excluídos e excluídas, na manutenção dos direitos sociais que garantem a vida digna dos trabalhadores e trabalhadoras, na salvaguarda de toda a criação, dando a contribuição que nos cabe e buscando alternativas solidárias e sustentáveis no campo político e econômico.

Para uma fé tranquila a resposta é clara: somos testemunhas de Jesus de Nazaré que é o Cristo, o Filho unigênito e eterno de Deus, enviado como homem para nos libertar de nossos pecados; n’Ele se cumpriu toda a profecia feita aos nossos pais.

Temos clareza do profundo testemunho que o laicato brasileiro tem dado, o amor que nos impele a estarmos na linha de frente no chão onde atuamos e pisamos, testemunhando com convicção que o mundo como ele se encontra hoje configurado não responde ao projeto sonhado por Deus.

Por isso somos e acreditamos num laicato que não se cala diante desses fatos, fazemos ecoar os muitos gritos dos que são conscientes, dos que estão nas periferias, nas ruas, que são solidários…

Assim, para bem celebrarmos a grande festa do laicato católico brasileiro, disponibilizamos o presente material. Não é apenas mais um roteiro, mas uma reflexão profunda sobre alguns temas que julgamos capitais para bem entender o momento que vivenciamos tão desafiador para nós, cristãos leigos e leigas, convocados e responsáveis a ser sal da terra, luz no mundo e fermento na massa.

Na primeira parte, abordamos as raízes históricas da Celebração do Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas e sua atualidade, refletindo a dimensão do serviço aos pobres, exigência para o seguimento de Jesus. O texto segue com três temas críticos, que precisamos pautar em nossas rodas: Direitos Humanos, Economia de Francisco e Clara e Dia Mundial do Pobre.

Outros subsídios compõem o anexo como serviço à Igreja no Brasil: um roteiro de Celebração Doméstica, tão apropriado para os dias de pandemia, algumas sugestões para dinamizar a Celebração Eucarística da comunidade e um roteiro para grupo de jovens.

Na esperança de que o laicato católico brasileiro, por força do compromisso que nasce junto à fonte batismal, ajude a superar os sinais de morte tão presentes em nossos dias, pedimos a intercessão da Senhora Aparecida para o Brasil e cada um e cada uma de nós.

Sônia Gomes de Oliveira – Presidente do CNLB

plugins premium WordPress