Espírito Santo… o que há na minha vida e ação que o Espírito Santo me possa revelar hoje?

Quem é o Espírito Santo? Por que a Igreja faz tão grande Festa e mesmo uma Vigília para comemorar sua Vinda? Por que a Igreja nos ensina que devemos viver isso em profunda alegria? O que tem o Espírito Santo para me revelar? Em que Ele pode me iluminar para viver a vocação laical? Para ser no meio do mundo um anunciador do Reino, um agente de transformação da Sociedade, como posso contar com Ele?

Por: Wanda Conti

Para o cristão leiga e leigo, este é um tempo de renascer, para sentir em nossa vida uma nova Primavera. Deus fala ao profeta Oséias: …. eu vou levar te ao deserto e falar ao teu coração…. Deus tem saudades de nós e nos procura, , diz o Cântico dos Cânticos:… é a voz do meu Amado batendo à porta. Acreditamos que o Espírito Santo está vivo, que Ele é um enamorado de nosso coração e da nossa vida? Que Ele fala em nós para nos voltarmos a Deus e para iluminar o mundo? Que  Ele bate à nossa porta? É ou não é razão de alegria, e de grande alegria, essa Vinda? Deus nos visita com Seu Espírito.

Há aí um movimento a fazer: … levantar, abrir a porta, deixar Deus entrar…. Diz o livro do Apocalipse ou da Revelação:… eis que estou à porta e bato, aquele que Me abrir a porta, entrarei em sua casa cearei com ele e ele comigo…. Deus nos cria inteligentes e livres e quer contar com nossa adesão pessoal, temos que ir ao seu encontro, pede uma decisão de nossa parte. É ou não é, razão de alegria um banquete, uma ceia, uma refeição com o Senhor?

Sempre é o HOJE  de Deus, não podemos nos enganar com o sentimento, que às vezes temos, que o nosso tempo já passou… já foi… que é tarde demais… Se Deus, HOJE, bate à minha porta, se o Espírito Santo se manifesta na pluralidade de sinais. Vem a mim na imensidade de desafios, bate à minha porta nessa pandemia que vivemos e que nem sabemos onde vai dar… Bate à minha porta neste tempo de inquietude e de expectativa, de insatisfação pelas coisas e pela pura materialidade… bate a minha porta naquilo que vamos vivendo e respirando. Deus, o próprio Deus, bate à minha porta. É essa alegria que festejamos.

Deus toma essa iniciativa de amor, é tempo de crescer na confiança, de abrir corações e mentes, de dispor-se a ouvir, a ver, a buscar… tempo de nova semeadura e de nova colheita. Alegria da Igreja nessa Vinda porque o Espírito é Amor, e é sempre o Amor que nos toca, que nos faz viver, que nos faz recomeçar. É o Amor que nos converte e não o medo e nem a culpa. O Amor nos dá confiança para passos novos, nos faz ousar, nos dá coragem. Temos certeza de que não estamos sozinhos, nos sustenta. Somos chamados a viver uma experiência de Amor com Deus. Marca importante de nossa vocação laical: viver o Amor.

Ser tocado pelo Amor de Deus, é essa a comemoração de Pentecostes, é essa a Festa que Celebramos! Quando eu vivo atento a Deus, vivo atento aos irmãos, vivo atento aos acontecimentos. Tocado pelo Amor de Deus eu acredito que TUDO posso naquele que me sustenta. Minhas forças aumentam e minha visão se alarga e meus olhos começam a ver saídas alternativas para os problemas e desafios que aparecem. Temos, o que podemos chamar de uma nova inteligência das coisas e das pessoas, pela Luz do Espírito.

São Paulo nos diz: … não recebestes um espirito de escravos para recair no temor, mas recebestes um espírito de filhos adotivos, pelo qual clamamos Abba Pai. Pelo Espirito temos com Deus um laço de filiação. É um Espirito de filiação. Somos filhos, somos da família de Deus. Somos continuadores de Deus, pelo seu Espirito. Vamos anunciar o Reino, transformar a Sociedade, concretizar o Plano de Salvação de Deus.

No livro do Apocalipse ou Revelação, 22,17… O Espirito e a Esposa dizem “Vem”…. nós também repetimos Vem Senhor Jesus, Vem! Como alimentar esse desejo vivo em nós? Como manter viva a chama do desejo em nossa vida e ação? Descobrimos na oração pessoal e comunitária. A vivência em Comunidade sustenta o desejo e clama com força pela Vinda do Senhor… Fortalecer, desenvolver, reavivar a vida comunitária, é componente indispensável na vivência de nossa vocação laical.

São Paulo, na carta os Romanos, nos ensina: O Espírito Santo vem em auxílio de nossa pobreza, pois não sabemos o que pedir como convém, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis. E aquele que perscruta os corações sabe qual é o desejo do Espírito, pois é segundo Deus que Ele intercede pelos santos” – O Espírito Santo vem em auxílio de nossa fraqueza, intercede por nós, reza a nossa vida, reza a nossa História!!!

Alegremo-nos com toda a Igreja, com todos os cristãos. Ergamos a Deus nosso Grito de Amor e Fé: VEM, ESPÍRITO SANTO, VEM!!!

plugins premium WordPress