Nota da Comissão da Juventude do CNLB Regional Leste II mediante a Luta do MST em Campo do Meio.

“Os pobres vão possuir a terra, e deleitar-se com paz abundante”. (Sl 37,11).

A Comissão da juventude do Conselho Nacional do Laicato do Brasil – Regional Leste II, formada por diversas expressões juvenis do estado de Minas Gerais e Espirito Santo, também, as Arqui/Dioceses presentes no Organismo, vem manifestar sua solidariedade e compromisso evangélico com as famílias do Acampamento Quilombo Campo Grande que ocupam há mais de 20 anos, na Usina Ariadnópolis, em Campo do Meio, no Sul de Minas Gerais.

Na área ocupada, as famílias desenvolvem atividades produtivas há muitos anos e correm o risco de terem suas moradias totalmente destruídas, assim como suas plantações e criações de pequenos animais.

Está sendo efetivo o Mandado de Reintegração de Posse, concedido pela Justiça Estadual que ordena as forças de Segurança Pública do Governo, realizada na semana anterior e encerrando no dia 14, de forma brusca e sem cuidado com as vidas lá residentes e as famílias lá existentes.

Estamos em uma pandemia, onde deve ser priorizada a saúde pública, como bem diz a nossa Constituição Federal, no Art. 196. Em matéria de saúde pública, o imperativo deve ser sempre a prevenção e a proteção das pessoas, principalmente as mais vulneráveis. Apelamos ao bom senso e a justiça para que as famílias não sofram despejo, não fiquem desamparadas e em risco de contaminação devido as aglomerações e, principalmente, sem um lugar seguro e com dignidade para morar.

Em virtude desta decisão, para reduzir os riscos e em manutenção da vida e da saúde, pedimos justiça ao despejo das famílias do Quilombo de Campo Grande, no município de Campo do Meio, em MG.

Solicitamos, respeitosamente, a todos os órgãos estaduais e federais envolvidos para que garantam o direito à terra destas famílias. E, nós, como jovens cristãos leigos e leigas, a exemplo do Jovem de Nazaré, um grande sem terra, e como Igreja ecoamos, assumimos e defendemos com o Papa Francisco, que é necessário garantir que não haja “Nenhuma família sem teto, nenhum camponês sem terra, nenhum trabalhador sem direitos…” (Papa Francisco).

Neste contexto da Semana Nacional da Família, organizada pela CNBB, colocamo-nos na defesa das famílias do Quilombo de Campo Grande, pois reconhecemos que deve ser protegida, como nos orienta o Papa Francisco na Encíclica Amoris Laetitia, “A família é um bem de que a sociedade não pode prescindir, mas precisa ser protegida. A defesa destes direitos é «um apelo profético a favor da instituição familiar, que deve ser respeitada e defendida contra toda a agressão».” (AL 44).

Colocamo-nos à disposição para juntos buscarmos caminhos que garantam a vida, a terra e a dignidade para as famílias do Quilombo Campo Grande. E em tempos que Dom Pedro Casaldáliga é plantado à beira do Rio Araguaia, pedimos luzes e sabedoria para seguir fiéis ao povo de Deus e ao Deus do povo e, com ele, afirmamos: “Na dúvida, fique do lado dos pobres”.

Belo Horizonte, 17 de agosto de 2020.

Comissão da Juventude Regional Leste IIConselho Nacional do Laicato do Brasil – Regional Leste II

plugins premium WordPress