Projeto Missionário Intercongregacional no Haiti

Neste artigo, propomo-nos a uma breve retomada histórica e partilha da experiência intercongregacional e missionária, realizada no Haiti, a partir do terremoto acontecido .

Por: Irmã Maria de Fátima Kapp

1. Acontecimento que abalou o mundo e mudou o futuro do país

No dia 12 de janeiro de 2010, o país do Haiti sofreu um terremoto de magnitude 7, por um minuto, que causou um tremor em toda ilha. Em seguida, outros oito tremores abalaram a capital, Porto Príncipe, que na época contava com mais de dois milhões de habitantes, devastando-a, como se tivesse ocorrido uma guerra. Até hoje, o número de vítimas não é exato, seriam 200 a 500 mil pessoas. 

Diante dessa calamidade, o mundo se comoveu e se solidarizou com a população. A Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB), a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB Nacional) e a Cáritas Brasileira se mobilizaram para concretizar um gesto de solidariedade com esse povo sofrido.

2. Compromisso solidário da Igreja do Brasil com a Igreja do Haiti

Foi organizada uma comunidade religiosa intercongregacional para atuar num projeto por dez anos. As primeiras missionárias brasileiras partiram para o Haiti no dia 20 de setembro do mesmo ano. Naquela época, as duas conferências (CNBB e CRB) promoveram uma grande coleta financeira nas dioceses e na Vida Religiosa Consagrada.

Esse tempo (2010 a 2020) constituiu um período intenso de labuta missionária, um caminho fecundo de atividades e vivas expressões de compaixão, para com o povo haitiano. Atualmente, a comunidade está constituída de quatro religiosas de distintas congregações:

–  Irmã Maria Goreth Ribeiro, Companhia de Santa Teresa;

– Irmã Iedeneide do Rêgo, Carmelita da Divina Providência;

– Irmã Maria Lusitânia de Souza, Carmelita da Caridade de Vedruna;

– Irmã Maria Dalvani de Sousa, Catequista Franciscana.

 2. 1 Projeto Missionário Solidariedade em Porto Príncipe

Embora o mundo tenha se voltado para o país do Haiti, com recursos financeiros e projetos de colaboração, fazia-se necessário reorganizar-se a partir daquela situação de sofrimento. Era imprescindível olhar com amor as pessoas. As Irmãs, num primeiro momento, colocaram-se em atitude de escuta e acolhida. Sempre houve uma psicóloga entre as Irmãs da comunidade. As primeiras ações foram voltadas para o atendimento de pessoas e recuperação de traumas. Aos poucos começaram a organizar pequenos grupos de mães, jovens, adolescentes e crianças, pessoas idosas, para algumas atividades, com objetivo de amenizar a fome.

Nesse intuito, foram organizadas atividades voltadas para horta comunitária e familiar, criação de frangos, coelhos e cozinhas comunitárias. Apropriando-se de maior conhecimento da realidade, com apoio da CRB Nacional e CNBB, foi compilado o horizonte missionário-teológico-metodológico desse projeto. A atuação se dá por duas vertentes, mediadas pela Ação Evangelizadora e Ação Social.

2. 2 Centro Social de Evangelização

Sentiu-se a urgência de se construir um pequeno centro para concentrar as atividades sócio-evangelizadoras-pastorais no bairro Coral Cesselesse. Nesse bairro concentram-se a maior parte das famílias atingidas pelo terremoto. Com a construção do centro Social de Evangelização, a atuação das missionárias ampliou-se para:

– Ações pastorais: momentos de oração, celebrações, visita às famílias, diálogo, escuta.

-Formação cristã e cultivo espiritual: formação do grupo de Infância e Adolescência Missionária. O atendimento catequético e litúrgico-celebrativo, com ênfase nas festas litúrgicas – Natal e Páscoa, tendo como local a capela Santo Tomás, construída e administrada pelos missionários carlistas.

Momentos de Formação de liderança: despertar o senso de solidariedade, justiça, partilha e trabalho em conjunto, educação para a não violência e a relação pacífica, o cuidado da natureza e o aproveitamento de materiais recicláveis.

– Artesanatos: confecção de bijuteria, bordados, crochê, artesanato com fibras de bananeira e coco, corte e costura, vassouras de garrafas pets, sandálias de pneu e de couro de cabrito;

Apadrinhamento e acompanhamento escolar de crianças e adolescentes.

Arte: música e teatro como forma de desenvolvimento humano. Dezessete oficinas administradas pelas Irmãs.

2. 3  Construção do Centro de Nutrição

Refletiu-se muito a respeito da possibilidade de construir um pequeno centro de nutrição, visto que o centro de evangelização não tem espaço para as demandas no atendimento e acompanhamento adequados às mães, crianças e bebês. O diálogo e o discernimento envolveram as Irmãs da comunidade intercongregacional Nazaré, suas respectivas superioras gerais/provinciais, a diretoria da CRB Nacional e assessoria executiva do setor missão. Com a colaboração de congregações, foi adquirido um pequeno terreno, próximo ao centro de evangelização.

O desejo da comunidade Intercongregacional e da CRB Nacional foi de conseguir parcerias. Várias tentativas foram iniciadas, mas, por inúmeros motivos, não vingaram. Surgiu, então, a ideia de dialogar com o Pe Jean Pietro, que mantém uma fundação missionária no Haiti, chamada Missão Belém, para se verificar a possibilidade de uma parceria. Em 2019 foi iniciada a construção, com a colaboração da Missão Belém. Porém, teve de ser interrompida devido às manifestações que tomaram conta do país do Haiti, nos meses de setembro a dezembro. Inclusive, o centro de evangelização ficou fechado nesses meses. Retomada a construção em fevereiro e, novamente fechada em março e abril, devido à pandemia da covid-19. Reiniciada em maio.

A construção e manutenção do projeto de nutrição têm recebido colaboração de instituições, mediantes projetos elaborados pela comunidade, com aval da CRB Nacional. As entidades apoiadoras são: Franzsikaner Mission, Comunidade Católica de Expressão Portuguesa, Arquidiocese de Köln, Colonia/Alemanha e Coral Vozes da Paz da Alemanha. Algumas Congregações colaboraram com doações: Irmãs Carmelitas da Divina Providência, Companhia de Santa Teresa, Fraternidade Esperança, Irmãs de São Francisco da Providência de Deus, Missionárias de Jesus Crucificado, Religiosas da Instrução Cristã e Missionárias Servas do Espírito Santo (Brasil Sul).

3. Perspectivas futuras da Missão Intercongregacional

A atuação das Irmãs Missionárias configurou-se em âmbitos significativos e abrangentes. Ao longo desse tempo (2010 – 2020), dezessete congregações femininas participaram efetivamente do projeto, cedendo membros de suas Famílias Religiosas, para compor a comunidade Nazaré e atuar na missão.

Vários desafios foram encontrados e, com a graça de Deus, superados. Entre estes, destacamos o FURACÃO MATTHEW, de 240 quilômetros por hora, que, no dia 04 de outubro de 2016, atingiu o país do Haiti. Calcula-se que mais de um milhão de pessoas foram atingidas. Cidades inteiras e plantações devastadas. Lágrimas, dores, sofrimentos e desolação por todos os lados. As missionárias e os missionários uniram-se em atendimento aos mais abandonados na tragédia do furacão, mediante clínicas ambulantes e projetos para reconstrução de casas, barcos e apoio a economia familiar.

As conferências CNBB e CRB Nacional se empenharam em levar essa missão INTER à frente e mantê-la. A partir de 2017 conseguiu-se manter essa missão graças à generosidade de congregações que abraçaram essa causa e de projetos para angariar fundos. A comunidade INTER Nazaré tem recebido muitas visitas de colaboradoras/es de diversas instituições, inclusive da Associação ADVENIAT da Alemanha.

Como se aproxima o vencimento do convênio entre Igreja do Brasil (CNBB, CRB Nacionale Cáritas Brasileira) e a diocese de Porto Príncipe, intensificou-se o discernimento e a busca de caminhos para a continuidade dessa missão. Para ampliar o leque e efetivar esta reflexão, organizou-se um encontro para todas as superioras gerais/provinciais, representantes da CNBB e da CRB. O encontro realizou-se nos dias 18 e 19 de novembro de 2018, em Brasília/DF. Surgiram algumas luzes e propostas:

Criação de uma Rede Missionária Intercongregacional Ad Gentes;

– Instituição de uma comissão para administrar o Projeto Missionário, no Haiti, a partir de outubro de 2020;

– Indicação de pessoas para compor a comissão, com o objetivo de refletir e elaborar linhas de ação.

A comissão proposta foi constituída e reuniu-se três vezes, no ano de 2019,  para traçar metas sobre o projeto sócio-pastoral-jurídico e para o convênio. Estava agendada para o dia 20 de setembro, durante o encontro da Comissão do Consep da CNBB, uma celebração eucarística de ação de graças pelo caminho percorrido nessa missão intercongregacional e aliança/parceria entre CNBB, CRB Nacional e Caritas Brasileira. Nessa oportunidade prevíamos concretizar a passagem da gestão da missão INTER, no Haiti, para a comissão que irá administrar esse projeto. As Conferências da CNBB e CRB Nacional, a partir de então, seriam instâncias de apoio e colaborações pontuais ao projeto. Com a pandemia da covid-19 esse processo foi postergado para 2021.    

3.1 A Rede Missionária Intercongregacional Ad Gentes

A sugestão de instalação dessa rede missionária foi apresentada na 25ª Assembleia Eletiva da CRB Nacional – AGE, realizada em Brasília/DF de 10 a 14 de julho de 2019. Tal proposta foi refletida, debatida e aprovada. Assim, foi lançada e disponibilizada a rede missionária para adesão de províncias/congregações. As inscrições foram feitas durante a Assembleia. Noventa (90) províncias e instituições aderiram à rede.

Esta proposta, gradativamente, está tomando formas para a sua realização. Há possibilidades diferenciadas de participar e colaborar, entretanto, três formas são principais: rezar e apoiar a comunidade missionária no Haiti, enviar missionárias e contribuir financeiramente.

Confiantes na graça de Deus Uno e Trino prosseguimos, buscando luzes para a continuidade dessa itinerância missionária no do Haiti. 

Irmã Maria de Fátima Kapp, mssps – Assessora Executiva da CRB Nacional

plugins premium WordPress