Uma mensagem para o dia dos professores… Professor(a), uma tarefa sublime na arte de educar!

Mais que uma profissão: uma vocação! Educar é uma arte e estes grandes profissionais merecem grandes reverências de outros profissionais e mestres que passaram em seus caminhos e tiveram os primeiros ensinamentos para vida e para seu crescimento humano e profissional!

Por: Dalva Maria de Almeida

O professor(a) é considerado(a) um dos principais agentes transformadores na sociedade, e tem como papel ensinar, mas também aprender e compreender como a sociedade tem se moldado; os costumes e hábitos das novas gerações.

A arte de educar é propriamente fazer com aquele que se educa possa ver o que os olhos do educador já viu e a isso dar profundidade e dimensões que caracterizam o conhecimento e consequentemente o saber e o agir… é um verdadeiro olhar o mundo, uma visão de mundo que gera protagonismo e atitudes de segurança e formam pessoas do bem!

Este ato do olhar é entrar em contato com o mundo e dele abstrair todo conhecimento possível para que também nele se possa viver, se relacionar, construir cultura e história! A Educação provoca atos de cuidado, de respeito e singeleza nas relações pessoais e interpessoais , e quem a detém ganha condições de interferir no mundo das coisas como nos dizia Aristóteles, e desta forma o professor(a) deixa de ser um mero profissional, mas um forte mediador(a) neste experiência constantemente do relacionar-se para conhecer e sistematizar a prática e as ações em detrimento do saber adquirido. Conhecer faz com que se tenha atos de amor em relação a tudo que nos rodeia! Para Aristóteles, aliás, é o nosso deslumbramento com este mundo que nos leva a filosofar, para conhecê-lo e entendê-lo….

A tarefa da Educação é mediar todo este processo de relacionamento do ser humano com o mundo e das relações humanas que daí derivam para a construção de uma sociedade do bem viver, das ações solidárias e dos espaços onde a vida ganha sentido e se vive com alegria, mas enfrentando os desafios que garantem a dignidade de cada educador e educando. É um ensinamento diário e que desperta no inicio nas crianças a se tornarem adultos responsáveis e profissionais que vão garantir o futuro da humanidade.

Nos diz o famoso autor Rubem Alves: “Quero ensinar às crianças. Elas ainda tem olhos encantados. Seus olhos são dotados daquela qualidade que, para os gregos, era o início do pensamento: a capacidade de se assombrar diante do banal. Para as crianças tudo é espantoso: um ovo, uma minhoca, uma concha de caramujo, o voo dos urubus, os pulos dos gafanhotos, uma pipa no céu, um pião na terra. Coisas que os eruditos não veem”.

O amor à educação, o amor aos alunos, o amor à prática diária da educação, não é como mera profissão, mas como fonte de inspiração e alegria da prática pedagógica para todos, onde são moldadas vidas para toda uma vida.

Podemos observar, no nosso dia-a-dia a prática de ensino em várias escolas e instituições, o papel do educador, e os processos que envolvem o ato de educar.

A função do professor é uma grande arte, tem, como finalidade realizar um grande cenário de artistas voltados para a realidade do mundo, para a construção deste mundo em diversas áreas do saber, colocando em pratica habilidades e competências desenvolvidas neste processo de mediação do educador em diferenciados espaços!

Como a educação não é mais a mesma de tempos atrás, muitas mudanças estão sendo realizadas para o melhor desempenho da prática pedagógica, visando a modernização do processo de ensino-aprendizagem, e, exigirá pessoas renovadas, olhares que enxergam novas realidades, adaptação à novas tecnologias, levando sempre em consideração que o ser humano já nasce se relacionando com o mundo, como um espaço articulador e de desenvolvimento de suas habilidades e competências.

Os professores precisam ser ousados, persistentes e esperançosos. São eles que estão grande parte do tempo presente na vida de seus educandos. Sua missão é ensinar, escutar, orientar, motivar, desafiar, descobrir potencialidades e desenvolver as habilidades de cada pessoa com quem compartilha seus ensinamentos. Sem giz, sem quadros e muitas vezes sem as devidas ferramentas, devem ser criativos e envolventes!

Ser professor(a) é muito mais que exercer uma profissão, dar aulas, aplicar e corrigir provas. Ser professor é uma tarefa que exige muito esforço, preparo, conhecimento, pesquisa, tempo e dedicação, mais ainda, que requer compromisso e comprometimento, e servir com alegria!

Segundo o educador pernambucano, Paulo Freire (1921-1997), o papel do professor é estabelecer relações dialógicas de ensino e aprendizagem; em que professor, ao passo que ensina, também aprende. Juntos, professor e estudante aprendem juntos, em um encontro democrático e afetivo, em que todos podem se expressar!

Ser professor hoje é uma tarefa bem difícil e desafiante, mas prazerosa, pois ele precisa se dedicar, e muito, aos estudos, à pesquisa, ao seu desenvolvimento profissional e aos seus alunos. … É um profissional mais próximo do estudante, enxergando-o em sua integralidade, levando em consideração seus traços como pessoa humana sempre em construção e em relação com o outro.

A arte de educar é a arte de amar! Ser professor (a) é amar e ensinar a amar! Amar as letras, os conteúdos, e a relação com os outros educandos!

“E ainda que eu tivesse o dom de ensinar muito bem a minha matéria, e ainda que eu tivesse o dom de administrar com maestria a minha Escola, e ainda que eu dominasse todos os métodos criativos, e ainda que eu fosse capaz de falar dos grandes escritos todos os dias para os meus alunos, e não tivesse amor, nada seria”. (Adaptado de Lia Johnson. Como Ensinar Adolescentes)

O amor por esta tarefa tão sublime gera confiança, melhora os processos e torna a metodologia pedagógica eficiente! É um dar-se e um receber!

Media o ensino: O professor media pedagogicamente a instrução, o ensino, a apresentação do conhecimento no envolvimento dos educandos, e se coloca como um facilitador, incentivador ou motivador da aprendizagem, que ativamente colabora para que o educando chegue aos seus objetivos.

Enfrenta os desafios: Um deles é o excesso de jornada de trabalho, pois há professores que precisam de um reforço nas finanças e ampliam suas cargas horárias, dando muito mais aulas do que o indicado, o que prejudica suas atuações e pode, inclusive, gerar problemas de saúde oriundos do estresse diário.

O papel do professor é fundamental dentro da escola e se reflete em toda a sociedade, pois ele é um agente ativo na formação de um cidadão. … Além de ser um educador, atuando como gestor de aprendizagem, o professor tem influência para orientar e motivar seus alunos desde o primeiro contato do educando com a escola.

Enfrenta dificuldades: Ser professor nos dias atuais virou uma tarefa de amor e coragem, isso devido às inúmeras dificuldades que um docente passa ao longo de sua atuação na arte de educar. Dentre as reclamações estão à superlotação nas salas, ausência dos pais nas escolas, falta de autonomia, violência, baixo salário entre outros fatores.

O papel social do professor: Um ponto importante no processo de construção das atitudes está no papel social do professor. Ele tem a função de criar um processo de aprendizagem dinâmico entendendo a necessidade e diversidade do aluno, mostrando os caminhos corretos para o desenvolvimento das atitudes. Apesar dos nossos noticiários ou algumas posições não indicarem isso, e o aspecto financeiro ainda não ser um atrativo no mercado brasileiro, a profissão de professor ou esta arte de educar, continua atraindo milhões de profissionais. Os motivos são inúmeros. Mas, muito provavelmente, o maior deles seja porque esta seja uma das profissões mais ligadas ao dom do que a qualquer outra coisa. Sabemos sim que existem dificuldades e desafios tortuosos, mas ao mesmo tempo ainda há várias razões para celebrar esta grande arte educadora!

Querido(a) professor(a), tu és o profissional da construção do saber!

Louvado seja o seu conhecimento que desenvolve novos seres humanos para a sociedade! Professores, parabéns pelo seu dia! Que aconteça no dia a dia da nossa história humana, pois todo dia é dia de construir e transmitir conhecimento!

Feliz dia dos professores, dos mediadores do saber, dos sábios que até os soberanos e poderosos do mundo necessitaram de suas instruções, ensino e mediação no saber e na construção do conhecimento e naquilo em que se tornam!

Dalva Maria de Almeida Pedagoga e Psicopedagoga Clínica e Institucional; Professora e Mediadora no Ensino Fundamental I

plugins premium WordPress