VI Encontro Nacional do Laicato – 40 Anos do CNLB

foto2O VI ENCONTRO NACIONAL DO CNLB
Como já é tradição, o CNLB se reúne em Assembleia Geral Ordinária, anualmente, na Festa de Corpus Christi.
Neste ano acontece também o VI ENCONTRO NACIONAL DO LAICATO DO BRASIL, em São Paulo/Vargem Grande Paulista, de 04 a 07 de junho. (Clique aqui para acessar e baixar os materiais dos assessores em power point)

E para ele temos nos preparado desde 2010. Todos os Conselhos diocesanos ou suas equipes de articulação estudaram a primeira versão do instrumento de trabalho, enviaram suas contribuições e agora os delegados, representantes do Conselho Nacional do Laicato do Brasil, dos Regionais dos estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceará, Piauí, Alagoas, Paraíba, Sergipe, Bahia, Maranhão, Mato Grosso do sul, Mato Grosso, Pará, Acre, Amapá, Amazonas, Roraima, Tocantins, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rondônia, Goiás, São Paulo, Paraná. Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Espírito Santo, da mesma forma representantes das Organizações Filiadas, os Movimentos, as Associações, os Serviços Eclesiais, as Pastorais diversas, os leigos e leigas ligados aos mais diversos carismas das congregações religiosas, bem como das comunidades, estão reunidos de 04 a 07 de junho de 2015, no Centro Mariápolis Ginetta, em Vargem Grande Paulista-SP, para o VI Encontro Nacional do Laicato, e vão refletir, durante os quatro dias do VI Encontro, sobre o nosso “AGIR A PARTIR DOS SINAIS DOS TEMPOS, NA FORÇA DO ESPÍRITO SANTO”.

Afinal, como leigos e leigas numa Igreja que precisa ser sempre mais Sinal-Sacramento-Instrumento do Reino, não podemos agir a partir do nosso gosto pessoal, do nosso impulso, do nosso querer, mas a partir do que o Senhor da História nos aponta, fazendo aquilo que o Espírito nos impele a fazer.

foto3A segunda versão do Caderno de Estudos, ou Texto-Base, preparatório para a nossa participação, traz a contribuição recebida dos regionais e das organizações filiadas, mas traz também a motivação do Documento de Estudo da CNBB – 107 “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade – Sal da Terra e Luz do Mundo” e, em especial, da Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, na qual o Papa Francisco nos interpela a nos colocarmos em saída para um encontro vivo com Cristo e com os irmãos pobres num mundo que clama pela “vida em abundância”.

É preciso discernir os sinais dos tempos e estar atentos aos sinais do Espírito, como aponta o documento 107, bem como aponta este nosso instrumento de trabalho, desde sua primeira versão.
Estar atentos aos “Sinais do Espírito” significa nos interrogarmos a todo instante o  que ele quer de nós, para onde ele aponta a nossa ação, que prática devemos ter, em nosso quotidiano, para levar a cabo o nosso devir histórico, rumo à Parusia. Isto significa, inicialmente, tentar ver tais “Sinais” na realidade que vivemos, hoje, que Aparecida chega a chamar de “Mudança de Época” (44) e segmentos de pensadores atentam para a possibilidade de estarmos vivendo a crise final da Modernidade, e discutindo se estamos na pós-modernidade, ou se ainda resta a esta civilização do sujeito racional algum caminho.

O texto base procura também fazer uma reflexão que, desejamos, nos permita embasar o nosso agir. E queremos julgar o nosso agir a partir de uma eclesiologia mais aprofundada e atualizada pelo Concílio Ecumênico Vaticano II, Igreja Povo de Deus. Também a cristologia que deve embasar o nosso agir não pode partir de outro fundamento a não ser o da vivência que o Deus Encarnado teve entre nós, ou seja, naquilo que denominamos “a prática de Jesus”.
O documento 107 nos apresenta um alerta permanente na formação de verdadeiras pessoas, verdadeiros sujeitos, que consiste em que liberdade e autonomia se desenvolvam não no fechamento ou na indiferença mas na abertura solidária aos outros e às suas realidades.

Mas também precisamos de uma reflexão que nos mostre o motor último de nosso agir, ou seja, o mesmo Espírito. Por fim, embasamos, muito rapidamente, as razões da existência do Conselho Nacional do Laicato do Brasil.
Vamos participar do VI Encontro com propriedade, com conteúdo, ou seja, como sujeitos, como cristãos batizados que formam a Igreja Povo de Deus. Por isso estamos no Centro Mariápolis Ginetta, casa dos Focolares, para o VI Encontro com fé, esperança, caridade e um grande conteúdo, o qual será partilhado nos bons momentos em que estaremos reunidos… Já estamos no VI Encontro Nacional do Laicato, é chegada a hora de entendermos os Sinais dos Tempos e com a força do Espírito Santo testemunharmos a Boa Nova com o nosso Agir Cristão.
(Clique aqui para acessar e baixar os materiais dos assessores em power point)

Adaptação ao Texto Base – Da redação – Comissão de comunicação

plugins premium WordPress