Vós mesmos, dai-lhes de comer…. (Mt. 14,16)

Essa é a vocação do Mestre, e essa é a vocação dos cristãos, leigas e leigos!

Talvez estranhemos, em princípio, dizer que nossa vocação leiga seja … dar de comer…. Sim, dar de comer física e espiritualmente, ou seja, para esta vida na terra e para a vida eterna. Agora estamos numa fase que dar de comer fisicamente é urgente, necessário, é importante gesto de caridade, de afeto, de cuidado pelos irmãos. Não é do que nos sobra, é como o exemplo da viúva, deu tudo que tinha….Lc 21,3-4.

Por: Wanda Conti

Mas, quem é o alimento da Caminhada? É o mestre, é Jesus , e como Ele próprio diz: o discípulo não é maior que o mestre. Jo.13,16 . Ele nos mostra isso com a simbologia do lava pés, que chamamos a espiritualidade do serviço, espiritualidade da entrega, espiritualidade da missão, espiritualidade eucarística, ou seja, da doação, espiritualidade da Ação de Graças, …”de graça recebestes, dai gratuitamente” Mt.10,8.

Retomemos a grande graça que recebemos: o Sacramento do Batismo, nele somos feitos da família de Deus, membros da Trindade Santa e por isso enviados pelo Pai para a Salvação do Mundo. Ou seja, se membros da Trindade Santa, somos também vocacionados à Santidade. Diz Jesus: “sede santos como o Pai celeste é santo…” 1aPedro 1,16 e também Lc.6,36… o Pai é misericordioso para com todos, bons e maus. Isso é ser santo! O Papa Francisco diz num de seus escritos: O nome de Deus é misericórdia!

Vocação leiga, vocação laical, acontece no meio do mundo, entre e com os irmãos e irmãs. Nas lutas do dia a dia, nas alegrias e nas tristezas, nas vitórias e conquistas e também nas derrotas e fracassos. Santos que andam pelo meio do mundo, por meio dos irmãos, no decorrer da vida cotidiana. Mas, como dizia Jacques Loew, em seu livro que leva como título: Como se visse o invisível… sim, os apóstolos, os enviados de Deus andam pelas ruas como se vissem o invisível.

O invisível para nós, depois da Ressurreição é Jesus, encarnado e presente no mundo para nos Salvar. Invisível não é que não existe, mas sim, que só se vê com os olhos da fé, olhos da Graça.  Andar pelas ruas sabendo que Jesus está presente, está conosco, está em nós. Sua encarnação é para sempre, é definitiva.

Para seguir Jesus e realizar com Ele seu projeto de Salvação, o importante é que todos os dias, todos os momentos nos coloquemos a caminho, nos disponhamos a caminhar, a ouvir e aprender do mestre: … aprendei de Mim que sou manso e humilde de coração, Mt.11,28-30

Como aprender? A vivência comunitária nos ensina, seja na Comunidade de Fé ou a Comunidade Social. Conviver, relacionar se, trocar experiências; Aprender é estar disposto a ouvir, ter tempo para olhar o irmão, para ouvir o irmão, para pensar junto com ele que saídas, que alternativas ele pode encontrar para sua vida e desafios.

Viver em Comunidade não é fácil. É como na vivência do Sacramento do Matrimônio: é preciso amar o outro, é preciso a cada dia dizer Sim ao compromisso assumido com o outro. É preciso querer ser melhor e mais atento às necessidades dos irmãos. Viver em Comunidade supõe que não seja eu a regra das decisões e ações, não seja eu a ditar o que deve ser feito, não seja eu a escolher caminhos de vida … Sim, eu não estou fora, eu sou sem dúvida um dos que participam mas não sou a referência primeira ou última da ação.

Faço parte de um grupo, busco viver e comungar ideais comuns. Viver em Comunidade é um aprendizado diário e enriquecedor para toda a minha vida, mas sempre um aprendizado. O professor, o Mestre é Jesus, o Caminho a seguir é Sua Boa Nova. Deixar se conduzir por Deus, em Seu Filho Jesus e por seu Espírito Santo. Desde o Batismo somos chamados a viver em Comum Unidade, em Comunidade. Participamos da Comunidade da Trindade.

E no meio do mundo? Onde é nosso lugar, o lugar que Deus nos chama, como diz o Papa João Paulo II, na Encíclica Christifideles Laici, (15) … aí são chamados por Deus …., LG 31.  E ainda neste número mais à frente, ele diz:…”Dessa forma, o estar e o agir no mundo são para os fiéis leigos uma realidade, não só antropológica e sociológica, mas também, e especificamente teológica e eclesial, pois é na sua situação intramundana que Deus manifesta o seu plano e comunica a especial vocação de “procurar o Reino de Deus tratando das realidades temporais e ordenando-as segundo Deus””.

Mas, estar no mundo, é talvez tão complexo quanto a vida em Comunidade. Com desafios e dificuldades outras. Estar no meio do mundo para mudar a realidade, para construir a Sociedade Justa e Fraterna, anúncio do Reino de Deus. Estar no mundo a modo de fermento na massa, Mt.13,33.  Ou então em Mt.5,16 “ brilhe do mesmo modo a luz de vocês diante das pessoas para que elas vejam as boas obras que vocês fazem e glorifiquem o Pai de vocês que está nos céus.

Buscar em tudo a justiça, o amor, a misericórdia. Revelar aos irmãos a verdadeira Dignidade dos Filhos de Deus e juntos conquistar leis e direitos que possibilitem isso. O Papa Paulo VI disse: o exercício da política é a forma mais alta da caridade. Ser construtores de uma Nova Sociedade, com igualdade de direitos a todos e principalmente atendimento das necessidades dos mais vulneráveis, dos fracos, dos oprimidos, dos marginalizados.

Alimentar o mundo com a Palavra de Vida, a Palavra Viva que é Jesus. Como diz a temática da Novena de Aparecida: Revestir se da Palavra de Deus. Ou seja, que a veste que se mostra, que apresentamos seja a Palavra de Deus, seja o ensinamento do Senhor. Seja a Boa Nova do Reino.

Alimentar se de oração e na oração. Ter um convívio tão próximo de Jesus, que Ele esteja presente no que quer que façamos ou digamos. Jesus é o Pão vivo, é o Pão da Vida. Conversar diariamente com Ele, encontrar se com Ele com frequência de quem ama e se sabe amado. Usar do tempo diariamente para ter um encontro pessoal e profundo com o Senhor, seja pela Oração como pela Eucaristia.

Dai lhes vós mesmo de comer…. para seguir o pedido de Jesus, é preciso que eu exercite a partilha, a repartição, não somente de coisas que tenho mas da minha própria pessoa. É dar se em alimento. Ou seja, gastar a vida dando se aos irmãos e irmãs…. O discípulo não é maior que o mestre, Jo 13, 1b…” Ele que tinha amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim….” Algumas traduções dizem … “amou-os até o extremo”…

O que poderíamos desejar de mais nobre, mais belo e mais sublime? Contando que seja verdadeiro no dia a dia de nossas vidas, que nos empenhemos com afinco em amar até o extremo.

Amar significa não desistir, não desanimar, não abandonar a luta, seguir sempre em frente, buscando novas alternativas e novos caminhos. São Paulo em Romanos 5,3-5  …”Nós nos gloriamos também nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a perseverança, a perseverança produz a experiência comprovada, a experiência comprovada produz a esperança. E a esperança não decepciona, pois o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.”

Permaneçamos na certeza, como nos ensina são Paulo, na 1ª Tessalonicenses 5,16-22 …” Estejam sempre alegres, rezem sem cessar. Deem graças por tudo. Porque esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus. Não apagueis o Espírito. Não desprezem as profecias. Examinem tudo e fiquem com o que é bom. Estejam longe de qualquer tipo de mal. “

Acolhamos de Deus a Graça de … dar de comer aos irmãos e irmãs.  E não percamos tempo, pois, este é o tempo favorável, este é o dia da Salvação!

plugins premium WordPress