XVIII domingo do tempo comum

Todo encontro de Igreja, sobretudo se os participantes são pobres termina em comida. Num encontro temos que caprichar na comida porque se ela for farta e gostosa, o sucesso do encontro ou da assembleia está garantido. Comida é vida e comer juntos é conviver. Quantos de nós já passamos pela situação de não ter comida ou não ter comida suficiente para todos os convidados.

Por: Dom Sergio Eduardo Castriani

No evangelho de hoje, Jesus milagrosamente dá de comer à multidão que o seguia. Talvez Jesus não tenha convidado a multidão para estar ali, mas eles vieram por causa de Jesus. Herodes tinha mandado matar João. Estavam todos entristecidos, e sua esperança agora era Jesus que João tinha anunciado.

 Os discípulos queriam despedir o povo. Mas, eles não precisavam ir embora. Podiam passar a noite com Jesus que certamente teria uma palavra a mais para dizer-lhes, e os mais fracos poderiam se aproximar de Jesus. Jesus se sente responsável pelo bem estar daquela gente e exige que os seus discípulos também se sintam responsáveis também. Aí, naquele dia se realizou a profecia de Isaias em que Deus convida o povo que não tem dinheiro a comer sem pagar.

Jesus trata o povo como seus convidados, mandando-os sentar para servi-los com a ajuda dos discípulos. Os pobres não deviam estar acostumados a serem tratados desta maneira.  Jesus é movido por compaixão, mas também por um sentido de reponsabilidade. o povo estava naquele lugar por causa dele. Dai-lhes vos mesmos de comer. Não podemos e nem devemos passar para outros as nossas responsabilidades. Quando se partilha o pouco que se tem o milagre acontece.

Na segunda leitura Paulo num texto belíssimo afirma sua convicção de que nada nos pode separar do amor de Cristo. Estamos hoje celebrando os 25 anos de vida sacerdotal do Pe Hugo. Em vinte e cinco anos muita coisa deve ter acontecido, mas o amor de Cristo por ele é o mesmo do dia de sua ordenação.

Não foi ele que amou Jesus, mas Jesus o amou e lhe confiou este ministério, que tem como centro a celebração eucarística. Padre é o homem que pode celebrar missa. A sua vida gira em torno da missa. Jesus antes de distribuir os pães e os peixes abençoou os pães e os peixes, fazendo deste milagre um sinal da eucaristia. Por ser o homem da eucaristia o padre se sente responsável também pelo alimento material, que não é só pão, é toda a vida [DSI]   humana. Nenhum sofrimento o encontra indiferente

O Pe Hugo é um missionário que não escolheu a missão que tem, mas recebeu esta missão da Igreja , partilhar a vida com o povo que vive na comunidade Nossa Senhora da Vitória. Ele não começou sua vida aqui mas hoje este é o seu povo. Não tem outro compromisso a não ser com a palavra de Jesus- dai-lhes vos mesmos de comer. E os homens não vivem somente de pão, mas de toda palavra que sai da boca de Deus. Parabéns Pe Hugo. Deus está vendo a sua seriedade na condução desta missão.

Que o Pai lhe de força e coragem para conduzir com verdadeira alegria e criatividade esta missão que é de todos nós.  

Dom Sergio Eduardo Castriani, bispo emériro da Arquidiocese de Manaus

Ano A – missa de ação de graças pelos XXV anos de ordenação sacerdotal do Pe Hugo na comunidade Nossa Senhora das Vitórias.


plugins premium WordPress